INOVADOR

Alunos da pós comemoram término do MBA com apresentação de projetos de startups

Propostas relacionadas ao consumo consciente de água e ao bem-estar de idosos foram os destaques do momento.

Bárbara Munhoz

05/07/2022

O fim do semestre para os alunos da pós-graduação da Toledo Prudente foi marcado pelo início de uma nova etapa na vida dos profissionais, agora, especialistas em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Controladoria e Gestão Financeira. 


Em junho, eles apresentaram os projetos de startups desenvolvidos ao longo dos MBAs (Master in Business Administration), uma proposta que instigou a solução de problemas envolvendo diversos setores da sociedade e revelou ações inovadoras, concebidas a partir de experiências pessoais dos integrantes. 


Divididos em grupos, eles expuseram suas ideias à banca avaliadora, que elegeu os trabalhos que mais se destacaram e, por isso, foram premiados: 3Cs, com o 1º lugar, e Sou - Bem-Estar, ocupando a 2ª colocação. 


Por meio da instalação de um equipamento no hidrômetro das residências, popularmente conhecido por “relógio de água”, e de um aplicativo, a proposta que conferiu o pódio ao 3Cs foi pensada visando a economia e o consumo consciente da água. 


“A ideia surgiu a partir da preocupação de um dos integrantes, que trabalha na Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo], com a forma como as pessoas gastam água, de maneira consciente e inconsciente, e os reflexos negativos que isso traz para o planeta e para o bolso do próprio cidadão. Além disso, vivemos um momento em que qualquer economia ajuda a vida do brasileiro”, afirma o analista de performance, Thiago Lima, integrante do grupo que reuniu Isabella Sanches, Luciano da Motta, Murilo Bertoni e Virginia Nicoluci. 


Conheça os MBAs da Toledo Prudente


Para validar a teoria, os grupos promoveram levantamento de dados, pesquisas e análises minuciosas a respeito dos fatos observados. Processos realizados também pelas integrantes do Sou - Bem-Estar, projeto que buscou o entretenimento e bem-estar dos idosos, com convênios em diversos locais, atividades e serviços, garantindo exclusividade no atendimento.


“Tivemos a certeza que conseguimos passar exatamente o que trabalhamos todo esse tempo. Especialmente nesta semana, ficamos mais felizes ainda com a nota 9,56 que tiramos, pois demonstrou que valeu a pena todo o empenho durante esses meses. O trabalho foi feito com muito carinho e dedicação, principalmente por ser voltado a um público tão especial, que são os idosos”, revela a analista financeiro, Denise Gazola, que trabalhou junto a Caroline dos Reis, Marcela Gervazoni e Nathália de Souza.


Avaliador do Click Rural, Xepa Express e 3Cs, o professor das Trilhas TIE (Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo) da Toledo Prudente, Igor Toledo, observa a qualidade dos modelos de negócios apresentados e a segurança dos alunos ao longo das apresentações. 


“O diferencial foi, realmente, achar um problema e propor uma solução para ele, e não inventá-lo. Foram problemáticas existentes e soluções executáveis, que podem gerar bastante lucro e desenvolvimento para os idealizadores”, ressalta. 

 

Confira os outros projetos de startups produzidos pelos alunos dos MBAs:


• Click Rural: objetivou facilitar a busca por imóveis rurais para empreender, comprar ou alugar por temporada. O solo ideal em apenas um clique.

Desenvolvido por: Camila Zanelato, Carla Rafaela, Maria Isabella Santos, Renato Herrero e Tatiane Otiai. 


• Xepa Express: criada para ser uma plataforma digital de intermediação entre os mercados de pequeno porte prudentinos e os consumidores finais de produtos perecíveis, que buscam por preços baixos.

Desenvolvido por: Gabriel do Nascimento, Gustavo Lima, Jéssica Alves, Rodolfo Lima e Thaís Caroline Tricote. 


• Edukey: plataforma de estudos segmentada por assunto, em que cada tema conta com materiais complementares, além da ferramenta que permite bate-papo entre os alunos.

Desenvolvido por: Edison do Nascimento, Igor Machado, Jhonathan Baltieri, Jorge de Godoy, Mariana Ribeiro e Renan Peralta.


• Ferramind: aplicativo voltado para conectar profissionais da construção civil à população e permitir o envio de demandas para facilitar o atendimento. 

Desenvolvido por: Heyder Rodrigues.