EMPRESARIAL

Armando Lourenzo aborda sucessão familiar nas empresas em evento da Toledo Prudente

Diretor da Ernst & Young University reflete sobre tema a partir das 19h30, no Anfiteatro Cupertino; inscrições são gratuitas e limitadas.

Bárbara Munhoz

06/06/2022

Com o intuito de discutir a sucessão familiar nas organizações, a Pós-Graduação da Toledo Prudente realiza, no dia 27 de junho, a palestra “Desenvolvendo sucessores para atuação empresarial”, com o diretor da Ernst & Young University, Armando Lourenzo Moreira Junior. O evento, que acontece às 19h30 no Anfiteatro Cupertino, possui vagas limitadas.  


Inscreva-se aqui! 


Você sabia que 90% das empresas brasileiras são familiares? Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no ano passado, elas empregavam cerca de 75% dos trabalhadores do país.  


Contudo, embora representem a maioria das organizações brasileiras, em 2021, apenas 24% delas possuíam um plano de sucessão formal, como aponta a 10ª Pesquisa Global sobre Empresas Familiares, realizada pela PwC (Price Waterhouse Coopers)


A pouca relevância dada ao tema dentro das organizações, no entanto, é motivo de preocupação, visto que os processos de transmissão de patrimônio e nomeação de cargos no ciclo geracional podem ser comprometidos.  


Com o objetivo de dar visibilidade aos desafios e às ações para aumentar a longevidade das empresas familiares, a Pós-Graduação do Centro Universitário realiza a palestra “Desenvolvendo sucessores para atuação empresarial”, destinada aos alunos da graduação e pós-graduação, egressos, empresários e profissionais de todas as áreas interessados pelo tema.  


Na ocasião, o diretor da Ernst & Young University, Armando Lourenzo Moreira Junior, abordará as principais iniciativas do plano sucessório, por meio de temáticas envolvendo o cenário da empresa familiar, conflitos, processo sucessório, profissionalização e governança. 


“Apenas 33% das empresas têm êxito na troca de comando da primeira para a segunda geração, e apenas 5% delas na troca da segunda para a terceira. A taxa de sobrevivência das organizações é um aspecto delicado, por isso a importância de discutir sobre”, afirma o doutor e mestre em Administração.  


Lançamento de livro  


Durante o evento, Armando Lourenzo ainda lançará sua mais nova obra: “Sucessão na Empresa Familiar: transferência do comando entre gerações e gestão de carreira dos sucessores e sucessoras”, da Publique Edições.  


“A grande vantagem é saber quais são as ferramentas que as empresas podem ter em suas mãos para melhorar a taxa de êxito na associação e reduzir os conflitos familiares. Neste meu novo livro, eu abordo como desenvolver sucessores, haja vista que esse é um aspecto que interfere na associação familiar”, observa o autor.  


Além disso, apresentará, em primeira mão, os resultados preliminares de uma pesquisa aplicada aos países de Portugal, Espanha e Brasil, sobre as melhores práticas de sucessão familiar empresarial. Desenvolvida junto a USP (Universidade de São Paulo), as análises contemplam a taxa de êxito das empresas nas diferentes localidades.  


Conheça o palestrante: diretor técnico da Associação Brasileira de Educação Corporativa. Diretor da Ernst & Young University. Presidente do Instituto da Ernst & Young. Doutor e mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Pós-graduando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Colunista da revista Você SA (versão digital) e do Portal Administradores.com. É professor convidado do curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Toledo Prudente Centro Universitário.   


Quero participar do evento