CREFITO

Toledo Prudente recebe membros do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Representantes da diretoria do conselho foram atração do 1º episódio do podcast “Fisionline” e ministraram palestra aos alunos do curso de Fisioterapia.

Bárbara Munhoz

05/05/2022

Nesta semana, a Toledo Prudente abriu as portas para os representantes do Crefito-3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Jane Ferreira e Ronaldo Cruvinel Júnior, que vieram da capital paulista para conhecer as instalações. Ainda, foram atração do 1º episódio do podcast “Fisionline”, além de ministrarem uma palestra aos alunos da área e trocarem experiências com a reitoria e coordenação de Fisioterapia, discutindo sobre futuras parcerias. 


Regulamentado pela Lei nº 6.316/1975, o Crefito é um sistema que objetiva regular, orientar e fiscalizar o exercício profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na área de sua jurisdição. Respondendo, diretamente, ao Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), cabe a ele exercer controle ético, normativo e social sobre a profissão.  


Inscreva-se no vestibular!


Com a intenção de aproximar-se do órgão que rege o exercício profissional da área, a fim de capacitar alunos para ingressar no mercado de trabalho, a Toledo Prudente recebeu a diretora-secretária do Crefito-3, Jane Ferreira, e o coordenador da Comissão de Educação, Ensino e Pesquisa do Crefito-3, Ronaldo Cruvinel Júnior, para uma visita ao Centro Universitário, momento em que conheceram o campus e os investimentos no curso de Fisioterapia, como laboratórios, equipamentos tecnológicos e projetos. 


“O objetivo é unir os conhecimentos que já são passados pela instituição com os que o Crefito pode levar para que os alunos consigam chegar ao mercado de trabalho mais preparados, não descumprindo seu código de ética profissional”, observa Ronaldo. 


Acompanhados pela coordenadora e pela professora do curso de Fisioterapia, Alessandra Mantovani e Anne Kastelianne, os membros participaram, ainda, do 1º episódio do podcast “Fisionline”, que vai ao ar em breve. Com o tema “Atuação do fisioterapeuta pela visão do Crefito-3 e suas perspectivas”, a conversa abordou as atribuições do conselho, além de esclarecer dúvidas sobre parcerias, expectativas e futuras ações. 


“Ter autoridades que representam o nosso conselho quebra barreiras e nos torna mais próximos dele, desmistificando a ideia de que o conselho existe somente para punir, quando, na verdade, também há interesse em direcionar e amparar os futuros fisioterapeutas, bem como assistir esses profissionais de acordo com as necessidades de cada região”, afirma Fernanda Diekmann, aluna do 1º termo de Fisioterapia e uma das apresentadoras do “Fisionline”. 


Contato direto


Na noite desta quinta-feira (05), Jane e Rodolfo também foram prestigiados por alunos do curso de Fisioterapia durante uma palestra que discutiu o papel do Crefito e sua importância para a manutenção da qualidade dos atendimentos realizados por profissionais da área, sob a ótica do código de ética que rege a profissão.


“Foi muito importante conhecer afundo as ações do conselho em nossa região e as principais bandeiras que estão levantando nesse momento. Estando atentos a isso, conseguimos nos adiantar e preparar melhor nossos alunos”, completa Alessandra, coordenadora do curso. 


Em sua primeira visita na atual gestão do Crefito-3, a diretora-secretária do conselho, Jane Ferreira, salienta a importância de as instituições manterem contato com os órgãos oficiais da área, para formar alunos conscientes de suas obrigações e deveres. 


“É significativo que a gente participe desde a base e não apareça somente no momento punitivo, quando esse profissional infringir o código de ética, por exemplo. Nossas ações estão concentradas para que, futuramente, esses alunos possam levar aos seus pacientes um atendimento de qualidade”, ressalta. 


Quero cursar Fisioterapia na Toledo Prudente!