IAMOOT

Toledo Prudente é melhor do mundo no "Memorial do Estado em Português" na Competição de Washington

Thaline Bogalho, do quinto termo, e Daniel Ferreira, do sétimo termo, representaram o Centro Universitário na competição.

Laís Ernesto

27/05/2022

O curso de Direito da Toledo Prudente recebeu o prêmio de “Melhor Memorial do Estado em Português”, na 27º IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition), a maior competição jurídica dos Estados Unidos. Thaline Bogalho, do quinto termo, e Daniel Ferreira, do sétimo termo, representaram o Centro Universitário na “Competição de Washington”.

A equipe do curso de Direito foi a única que conquistou uma vaga na semifinal da competição, embora o Brasil estivesse representado por oito instituições, ao lado de competidores da França, Argentina, Bélgica, México, Chile e muitos outros. O resultado é fruto de um intenso trabalho e empenho desenvolvido pelos dois e, com de outros alunos e professores desde antes da competição.

“É uma sensação indescritível, abdicamos de muita coisa e lutamos muito para chegar nessa competição e representar em a Toledo Prudente. Sempre foi um sonho participar da IAMOOT”, conta Daniel Ferreira.

Thaline Bogalho, confirma que o resultado é fruto da dedicação de muitas pessoas e do investimento em uma educação de qualidade. “Temos muito orgulho de representar o Centro Universitário que a gente ama tanto e o trabalho de tanta gente. Agradecemos a todas as pessoas que acreditaram em nós, desde o início. É um sentimento indescritível. Saímos de casa, estudamos muito e atravessamos o continente, enfim, o resultado chegou. Estou muito feliz”, destaca.

Participaram também das pesquisas para a realização da competição os alunos:

Isabela Mendez Berni (Treinadora)

Lucas de Souza Gonçalves (Pesquisador)

Giovanna Bocchi (Pesquisadora)

Lorena Novaes Meira (Pesquisadora)

Fernando Martins Xavier de Almeida (Pesquisador)

E pelo professor Lucas Octávio Noya dos Santos (Treinador)

E é claro que, por aqui, a comemoração já é grande. O coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral, relembra que a Toledo Prudente tem uma trajetória impecável nesta competição, com uma lista de estudantes que representaram a instituição ao longo dos anos.

“É a coroação de um trabalho que ao longo dos anos vem sendo aprimorado. Estamos há anos apresentando memoriais sem falhas técnicas e competindo no Brasil e no exterior. Esse resultado comprova que o trabalho que desenvolvemos aqui é de excelência, ou seja, excede aos demais e engrandece a Toledo Prudente”, comenta.

Já para a pró-reitora administrativa, Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, o engajamento dos estudantes e o apoio dos professores e da coordenação foram fundamentais para a conquista. ““É uma satisfação ver o desenvolvimento dos alunos e o quanto eles estão aproveitando tudo que o curso de Direito oferece. O sonho está sendo realizado o curso se solidificando como um dos melhores do Brasil, a cada conquista”, salienta a pró-reitora.

A Toledo Prudente já tem uma extensa história de participação e conquistas na IAMOOT. Conheça os alunos que já representaram a Toledo Prudente:

2009 – Caique Tomaz e Daniel Colnago

2010 – Janaina Coimbra e Felipe Santos