OLHAR HUMANO

Psicologia realiza “Semana da Saúde Mental” para alunos, professores e comunidade

Evento faz alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e reúne profissionais da área para refletir sobre saúde mental; inscrições estão abertas.

Bárbara Munhoz

11/05/2022

De 16 a 19 de maio, alunos, professores, profissionais da saúde e comunidade são convidados a participar da primeira “Semana da Saúde Mental”, promovida pela Psicologia da Toledo Prudente. Com o tema “A luta antimanicomial e as formas alternativas de prevenção ao adoecimento e promoção de saúde”, o evento reúne especialistas da área e acontece de forma remota, via Google Meet e Instagram, às 17h30. As inscrições são gratuitas.  


Inscreva-se aqui!


Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, recordado em 18 de maio, a Semana da Saúde Mental da Toledo Prudente visa refletir sobre outras formas de promoção à saúde que não a institucionalização, propósito defendido pelo movimento que luta por direitos das pessoas com sofrimento mental, sem abrir mão de seu lugar enquanto cidadãos.  


Também abordará os impactos da pandemia na saúde mental, ao trazer assuntos como o sofrimento psíquico e o advento da pandemia, o isolamento e os desafios no retorno à presencialidade, cuidados cotidianos para a saúde mental, bem como reflexões sobre o adoecimento psíquico e os tratamentos oferecidos na região de Presidente Prudente. 


“Cada dia mais temos nossa saúde mental afetada pelas incertezas e inseguranças da vida, o que se agravou desde o surgimento da pandemia de Covid-19. Diante disso, refletir sobre as formas de promoção de saúde na atualidade é fundamental não apenas para os profissionais da área, mas para a sociedade como um todo”, ressalta Mariana Hauser, coordenadora do curso de Psicologia.  


Faça Psicologia na Toledo Prudente 


Para discutir sobre as temáticas, estarão presentes convidados referências no meio. Confira, agora, quem são eles:


Data:16/05.

Tema: Sofrimento psíquico e a pandemia de Covid-19 na realidade de Presidente Prudente.

Canal: Google Meet. 

Convidada: Claudia Elaine Pereira Silva.


Psicóloga clínica. Pós-graduada em Teoria, Técnicas e Estratégias Especiais em Psicanálise pela Universidade Federal de São Paulo e em Neuropsicologia pela USP. Já atuou como docente e psicóloga organizacional e hospitalar. 


Data: 17/05.

Tema: Saúde mental e o retorno à presencialidade.

Canal: Instagram. 

Convidado: José Artur Molina. 


Psicanalista, escritor e editor da iPerfil Editora. Doutor em Psicologia e Civilização e pós-doutor em Psicologia Social, pela Universidade de Barcelona. Autor dos livros "Teoria do Inconsciente: Um percurso sobre os escritos de Freud", "Alberto e seus Medos", "Freud - Como vejo a vida: uma entrevista", “O que Freud dizia sobre as mulheres" e "Quem é você". 


Data: 18/05.

Tema: Cuidados cotidianos com a saúde mental: desafios e possibilidades.

Canal: Google Meet.  

Convidada: Rosana Vera de Oliveira Schicotti.  


Professora universitária, psicóloga clínica e judiciária, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formação continuada, pelo curso de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBP-SP). Possui doutorado, mestrado e graduação em Psicologia. Tem experiência como psicóloga e docente no Ensino Superior, com enfoque em contextos institucionais, processos grupais, avaliação psicológica e estudos sobre o desenvolvimento humano. Realizou aprimoramento em Psicologia Hospitalar com bolsa Fundap.  


Data: 19/05.

Tema: "De médico e de louco, todo mundo tem um pouco?" O sofrimento psíquico, a Reforma Psiquiátrica e a realidade de Presidente Prudente.

Canal: Google Meet.  


Convidada: Carolina Francisca de Faria Marani. 


Assistente social e coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente. Pós-graduada em Trabalho Social com Famílias e em Seguridade e Previdência Social. Foi bolsista da Fundap/Santa Casa de Presidente Prudente.  


Convidada: Juliana Paula de Oliveira.  


Psicóloga com mestrado em Psicologia pela Unesp de Assis. Tem experiência em Políticas Públicas há 10 anos e, atualmente, segue carreira na área da saúde (SUS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na cidade de Presidente Prudente. 


Quero participar!