MOBILIDADE

Toledo Prudente e Prefeitura de Venceslau firmam convênio para criação de Plano de Mobilidade Urbana

Projeto cumpre determinação prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana e reúne alunos da área de Engenharias e Arquitetura para execução.

Bárbara Munhoz

13/04/2022

Nos próximos 12 meses, Presidente Venceslau receberá alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente para estudo e elaboração de um novo Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. O convênio foi assinado na última terça-feira (12), no Paço Municipal de Presidente Venceslau. 


Recepcionadas pela secretária de Planejamento da cidade, Lívia dos Santos, e pelo Supervisor de Trânsito, Romário Ricceli, na ocasião, Júlia Pereira, coordenadora da área de Engenharias e Arquitetura do Centro Universitário, e Carla Destro, coordenadora de Pesquisa e Extensão, representaram a Toledo Prudente. 


Determinada pela Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a Política Nacional de Mobilidade Urbana visa a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território dos municípios brasileiros. 


Com o objetivo de cumprir as medidas previstas, uma parceria firmada entre o município venceslauense e a Toledo Prudente propõe reestruturar o fluxo dos meios de transporte na cidade, beneficiando população e acadêmicos por meio do convênio que já atendeu Martinópolis, Presidente Epitácio e Teodoro Sampaio.


“Quando falamos sobre mobilidade, pensamos em transporte tanto de cargas quanto de pessoas. O convênio serve justamente para analisar como melhorar todos os aspectos de mobilidade. Desde sinalização até melhoria do passeio, zoneamento, inserção de ciclovias, corredores para ônibus e outros. E, de acordo com a lei federal, sempre priorizando os transportes mais sustentáveis”, observa a coordenadora Júlia Pereira.


Período de estágio


Supervisionados por Rodrigo Criado, professor da área de Engenharias e Arquitetura do Centro Universitário, os alunos selecionados executarão o projeto em quatro etapas, no período de um ano. 


As duas primeiras consistem no diagnóstico e levantamento do maior número possível de informações a respeito da cidade. Já a terceira, opera no âmbito das audiências públicas. A quarta, por fim, corresponde à entrega das propostas de intervenção ao município, que serão encaminhadas ao Poder Executivo e, posteriormente, à Câmara dos Vereadores. Vale ressaltar que a execução do projeto depende da aprovação orçamentária pela cidade. 


“É um projeto que envolve relacionamento com pessoas, conversa e trabalho em equipe. Os alunos aprimoram as hard skills, competências que envolvem aspectos técnicos e teóricos, além das soft skills, que vão desde antecipação de problemas até sua resolução. Isso é fundamental, além de ser um diferencial em sua formação”, relata o professor Rodrigo Criado.


Nesse sentido, o convênio ainda prevê vale-transporte e vale-refeição aos seis estagiários dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de uma bolsa, que também será destinada ao professor orientador. Aos interessados em participar do processo seletivo, é necessário estar com matrícula ativa em um dos cursos mencionados. 


“Optamos pelo convênio com a Toledo Prudente em busca de uma reestruturação personalizada, que considere as características do município para atender às demandas de mobilidade. O trabalho realizado pela instituição em outras cidades foi referência”, afirma a secretária de Planejamento, Lívia dos Santos.