MOBILIDADE URBANA

Oportunidade de estágio remunerado para alunos de Civil e Arquitetura

Para inscrever-se no processo seletivo, é necessário estar com matrícula ativa em qualquer um dos semestres; inscrições vão até 24 de abril.

Bárbara Munhoz

18/04/2022

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que contratará alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente para estágio remunerado no município de Presidente Venceslau. Sob orientação do professor Rodrigo Criado, o programa tem duração de um ano e resultará na criação de um Plano de Mobilidade Urbana para a cidade. Interessados têm até o dia 24 deste mês para se inscrever.

Como noticiado anteriormente, Presidente Venceslau receberá acadêmicos das áreas de Engenharia e Arquitetura do Centro Universitário para um projeto que visa a reestruturação do fluxo dos meios de transporte no município que, segundo o último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), conta com, aproximadamente, 38 mil habitantes.

Inscreva-se aqui

A ação, prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587), envolverá alunos na coleta de informações, sistematização de dados e apresentação de propostas, além de oportunizar o fortalecimento das relações interpessoais e também do currículo acadêmico e profissional dos estudantes.

Para inscrever-se no processo seletivo, é necessário estar com matrícula ativa em qualquer um dos semestres dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente. Preenchimento do formulário vai até domingo, 24 de abril.

Os seis estagiários selecionados receberão uma bolsa de meio salário mínimo, bem como vale-alimentação e vale-transporte mensais, para custear os deslocamentos até a cidade, mais frequentes nas duas primeiras etapas do projeto que, no período de 12 meses, será dividido em:

1. Mobilização e levantamento de informações (3 meses)

Nesta fase deverá ser entregue o Plano de Trabalho com a identificação e mobilização dos técnicos locais e membros da sociedade envolvidos com o tema. Além disso, há a elaboração de pesquisas e levantamentos municipais considerando as necessidades elencadas pelo Ministério das Cidades. Ao final do processo, serão efetuadas consultas públicas para verificação das necessidades, expectativas e anseios da população.

2. Diagnóstico e prognóstico (3 meses)

O objetivo desta etapa é promover a leitura das informações colhidas e sua análise para identificar os problemas existentes. É o momento, também, de sistematizar adequadamente as informações sobre as condições locais de mobilidade, oferecendo uma síntese de dados quantitativos e indicadores.

3. Elaboração de propostas (3 meses)

Nesta etapa devem ser concebidas soluções, propostas, diretrizes e ações, partindo da análise da situação atual e do prognóstico realizado anteriormente e debatido com a sociedade.

4. Elaboração de minuta de Lei (3 meses)

Esta fase tem como objetivo a elaboração de uma minuta do Projeto de Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Presidente Venceslau, para posterior aprovação pela Câmara Municipal, contendo as principais diretrizes de planejamento que o munícipio deverá seguir em um horizonte de tempo a ser determinado. A minuta deverá contemplar aspectos como o tempo em que as ações deverão ser implantadas, as áreas do objeto de intervenção, entre outras ações pertinentes.

Quero participar do processo seletivo

“Esse é um projeto fundamental para as prefeituras, que, com o auxílio dos estagiários, atenderão à exigência federal, por meio da elaboração de um plano de ação a longo prazo e com custo viável. Para os alunos envolvidos, é uma excelente oportunidade de colocar em prática os aprendizados teóricos, além de favorecer o networking, algo que poucos cursos oferecem, tornando-se um diferencial na formação”, observa o coordenador do projeto e professor da área de Engenharias e Arquitetura da Toledo Prudente, Rodrigo Criado.