COMPETIÇÃO NACIONAL

Direito participa de Pré-Moot de Direitos Humanos

O “Grupo de Competições de Washington”, formado por alunos do curso, representou a Toledo Prudente na VI edição da competição.

Bárbara Munhoz

29/04/2022

O “Grupo de Competições de Washington”, formado por alunos de Direito, representou a Toledo Prudente na VI edição do “Pré-Moot de Direitos Humanos”, organizada pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Paraná (NESIDH), nesta sexta-feira (29). 


Argumentando sobre “Mudanças Climáticas e Direitos Humanos: impactos, responsabilidades e oportunidades”, tema da Competição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (IAMOOT), os integrantes colocaram em prática seus conhecimentos técnicos para a 27ª edição do evento que, oficialmente, acontece em Washington, entre os dias 22 e 27 de maio deste ano.


“O Pré-Moot é uma oportunidade excelente de aprendizagem da oratória, pesquisa e linha argumentativa. Neste ano, mandamos também quatro alunos como uma segunda equipe, para que pudéssemos reforçar o time e, ainda, para que eles pudessem ter essa experiência”, observa a coach de equipes, Isabela Berni. 


No total, foram seis rodadas de, aproximadamente, duas horas cada, momento em que Daniel Ferreira e Thaline Bogalho – grupo principal –, Fernando Xavier, Lorena Meira, Giovanna Girotto e Lucas Souza – segunda equipe –, além de Victoria Pagnosi – Oficial de Corte –, levaram o nome do Centro Universitário à competição que, em 2022, aconteceu virtualmente, devido à pandemia. 


“Eu fico muito grata pela oportunidade, porque a Competição de Washington é grandiosa. Participar de um pré-moot nacional, que trata do mesmo caso, para adquirir experiência, é imprescindível para o nosso preparo. A Toledo Prudente está nos dando a oportunidade de fazer advocacia, realizar defesa, elaborar discursos, sermos perguntados a respeito de nossos conhecimentos jurídicos. Não tem prova maior do curso de Direito do que isso”, revela Thaline Bogalho. 


Com autorização da American University, organizadora do IAMOOT, o Pré-Moot conta com o mesmo caso hipotético definido pela competição internacional, que, neste ano, aborda a relação entre mudanças climáticas e direitos humanos. Segundo o Núcleo, a simulação objetiva auxiliar na preparação de equipes que participarão do evento em Washington. 


Há 27 anos, Competição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos treina estudantes de Direito no uso do sistema legal interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de direitos humanos. 


“Minhas expectativas estão altas. O Pré-Moot serviu como um termômetro, para sentir nossos pontos fortes e o que ainda precisa ser melhorado. Observando nosso desempenho, fico empolgado e, apesar de algumas ponderações, acho que nossa equipe tem grandes chances de evoluir na competição e trazer bons resultados para casa”, relata Daniel Ferreira. 


Em maio, os alunos da Toledo Prudente enfrentarão acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante mais uma edição do Inter-American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT).