CULINÁRIA ORIENTAL

Curso de Sushi e Sashimi é oferecido pela Toledo Prudente

Inscritos aprenderão técnicas tradicionais e contemporâneas envolvendo o preparo das iguarias; vagas são limitadas.

Bárbara Munhoz

06/04/2022

Se você é um entusiasta na cozinha e tem curiosidade em explorar técnicas da culinária oriental, precisa garantir sua vaga no curso que ensinará a produzir sushis e sashimis, ministrado por Vanessa Sakotani, especialista na área. Com vagas limitadas, a aula ocorre na “Cozinha de Marlene” da Toledo Prudente, no dia 6 de maio, a partir das 18h.  


Inscreva-se aqui! 


Promovido pelo Núcleo de Educação Continuada do Centro Universitário, o curso “Sushi e Sashimi” tem como objetivo apresentar as bases da cozinha fria japonesa, perpassando diferentes técnicas, das tradicionais às contemporâneas, tudo isso por apenas três parcelas de R$ 70, no cartão. Vale ressaltar que todos os participantes receberão certificados.   


“Os inscritos terão contato com ingredientes e diferentes insumos da culinária oriental, além de aprenderem as técnicas necessárias para fazer um bom sushi e sashimi, que poderão ser reproduzidas em casa após o curso”, ressalta a especialista em Gastronomia Autoral, Vanessa Sakotani.


Para os que possuem veia empreendedora, essa também é uma excelente oportunidade de renda extra, uma vez que o consumo de comidas japonesas tem crescido de forma exponencial. 


Inscreva-se também:

Curso de American Barbecue


Um pouco de história


Com origem nos países do sudeste Asiático, o sushi é uma iguaria que, tradicionalmente, leva em sua composição arroz cozido e peixe cru. Acredita-se que a escolha do cereal envolto na carne se deu, por volta do século IV a.C., devido a sua propriedade de mantê-la conservada.  


Ao longo dos anos, a técnica foi refinada e, atualmente, existem inúmeras variações do sushi. Durante o curso, além de conhecerem um pouco mais do contexto histórico-cultural do Japão, os alunos mergulharão na história do sushi, entendo a importância do arroz na cultura japonesa.  


Também, aprenderão a confeccionar diversas modalidades da iguaria, como o hossomaki, com pepino e kani; uramaki (Philadelphia); futomaki (Califórnia); niguiri, com salmão e camarão; jyo, com salmão; hot roll, com salmão; e temaki, famoso cone com recheio de salmão e Califórnia. 


Mas não só isso. A produção de sashimis será voltada aos recheios de salmão e Saint Peter, uma espécie de tilápia vermelha criada em água doce. Por viver em cativeiro e geralmente ser alimentado com ração, esse peixe possui carne macia e suave, além de ser altamente proteico.  


Apreciado no mundo inteiro, o sashimi é uma iguaria da culinária japonesa cujo significado é “corpo furado”, relacionando-se à técnica de pesca dos peixes tradicionalmente utilizados no preparo do prato. Embora sua base seja peixe cru e frutos do mar, assim como o sushi, o sashimi sofreu alterações e, atualmente, é consumido por pessoas de diversas culturas.  


"Não é necessário que o participante tenha conhecimento em cozinha e culinária, representando uma oportunidade de conhecer a teoria e a prática das técnicas envolvidas na produção de sushi e sashimi", acrescenta a especialista em Cozinha Japonesa e Garde Manger.  


Como participar?  


Os interessados em participar do curso básico “Sushi e Sashimi” devem se inscrever clicando neste link. Vale lembrar que as vagas são limitadas e todos serão certificados, então, não perca. Aprenda sobre a culinária oriental e leve esse carinho para sua casa e para seus clientes!