CIÊNCIAS CRIMINAIS

Alunos de Direito representam a Toledo Prudente no Laboratório de Ciências Criminais do IBCCRIM

LAB tem duração de um ano e estimula pesquisadores de todo o Brasil à produção científica voltada às Ciências Criminais.

Bárbara Munhoz

26/04/2022

Representando o Direito da Toledo Prudente no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), os alunos Lucas Gonçalves e Fernando Xavier ocupam os respectivos cargos de pesquisador e coordenador-adjunto do Laboratório de Ciências Criminais de São Paulo, em 2022. O programa, com duração de um ano, destaca-se nas pesquisas voltadas às Ciências Criminais, proporcionando aos estudantes uma experiência prática no campo da iniciação científica.


Integrando o Núcleo de Educação do IBCCRIM, reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação na área de produção científica, o Laboratório de Ciências Criminais – “LAB” – é um curso de formação direcionado a alunos de todo o país, de campos como História, Psicologia, Jornalismo, Filosofia e Direito. 


Essa abrangência, segundo a coordenadora-chefe do IBCCRIM no Estado de São Paulo, Julia Baroli Sadalla, visa a democratização do conhecimento, ao contemplar a maior quantidade de alunos que efetivamente queiram aprender e promover discussões envolvendo as Ciências Penais. 


“O objetivo é que a gente consiga trazer muitas dúvidas para os novos pesquisadores. Sempre temos artigos muito inovadores e de uma potência absurda, que não se comparam aos trabalhos produzidos por alunos de graduação no geral. Nesse sentido, a ideia é fomentar e ampliar o alcance do conhecimento o máximo possível”, afirma. 


Lucas de Souza Gonçalves (direita), do 5º termo de Direito da Toledo Prudente, é um dos 78 pesquisadores selecionados para o LAB 2022, que, neste ano, completa duas décadas de atuação junto a renomados professores do cenário jurídico latino-americano e internacional. Para o futuro bacharel, participar do curso representa uma chance única.


“Ingressar no Laboratório de Ciências Criminais como pesquisador é, sem dúvida, uma grande oportunidade de aprimorar meu conhecimento jurídico e desenvolver habilidades essenciais à minha vida acadêmica e, futuramente, profissional; além de me aproximar da área jurídica que busco atuar, o processo penal”, revela. 


Estudando as Ciências Penais


Com encontros semanais às segundas-feiras, as aulas são voltadas ao estudo de todos os campos das Ciências Penais, desde Criminologia, Política Criminal e Metodologia Científica até Processo Penal, Direito Penal e Execução Penal. 


Diferente das demais iniciações científicas, essa estrutura, de acordo com o LAB, permite o amadurecimento intelectual, acadêmico e crítico dos estudantes, por meio da troca de experiências à luz de debates plurais, com o intuito de refletir sobre a realidade e as dificuldades regionais e nacionais envolvendo as Ciências Penais. 


“O conhecimento acaba sendo autônomo, porque é feito para o aluno compreender por si e não virar só um reprodutor de conhecimento; crítico, na medida em que o aluno vai poder questionar tudo aquilo que é apresentado a ele; e coletivo, porque nenhum conhecimento transformador se faz sozinho”, ressalta a coordenadora-chefe. 


E foi o estímulo à pesquisa e produção de conhecimento que levou o estudante do 7º termo de Direito da Toledo Prudente, Fernando Xavier (esquerda), a ser convidado para ocupar o cargo de coordenador-adjunto do Laboratório de Ciências Criminais de São Paulo em 2022. O jovem, que participou do programa enquanto pesquisador, em 2021, será responsável por auxiliar os novos membros do LAB nas atividades, encontros e na organização dos demais projetos que o curso de extensão fornece. 


“O sentimento é indescritível. É um prazer imenso fazer parte dessa Coordenação. A Toledo Prudente sempre me incentivou desde o primeiro ano da faculdade a realizar a pesquisa científica, promovendo eventos como o ETIC, e a participar de congressos e simpósios”, relata. 


E acrescenta: “minhas expectativas é conhecer e auxiliar o máximo de novos alunos que eu puder em suas pesquisas e, claro, representar da melhor forma possível nossa querida instituição”, conclui.


Participação assídua


A conquista dos acadêmicos é resultado de muita dedicação. Isso devido à forma como o processo seletivo do programa acontece. Em todas as edições, são contemplados candidatos que melhor se destacam nas atividades realizadas ao longo da graduação, como a participação nos grupos de pesquisa ou de estudos, estágios, monitorias, competições, publicações científicas, dentre outras ações constantemente estimuladas pela Toledo Prudente.  


Além de monitor-sênior e cofundador do Grupo de Competições de Direito Processual Penal do Centro Universitário, Fernando Xavier também é representante discente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Toledo Prudente, bolsista e pesquisador do Programa de Iniciação Científica com tema “Direito Penal na Modernidade” e monitor do Grupo de Estudos sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GESIDH), função que desempenhou no Grupo de Pareceres sobre Direito Internacional e Direitos Humanos, no eixo “Violência de Gênero e LGBTQI+”, no primeiro semestre de 2021.


O atual coordenador-adjunto do LAB 2022 ainda representou a Toledo Prudente na 2ª Competição Brasileira de Direito Processual Penal (CBDPP), no XI Congresso Internacional Júnior de Direito Processual Constitucional, em Bogotá, além de auxiliar, na condição de Líder de Equipe, a conquistar a 2ª categoria de Melhores Observações Escritas na IV Competição Jurídica de Direitos Humanos da Toledo Prudente, em 2020.


Já o pesquisador Lucas Gonçalves, atualmente, é monitor do Grupo de Competições de Direito e Processo Penal; “Grupo de Washington”, sobre o sistema interamericano de direitos humanos; Grupo de Elaboração de Pareceres; além de ser membro dos Grupos da Colômbia, sobre direito processual constitucional; e de Direito Internacional Constitucional (GEDIC).


Conheça os grupos clicando aqui


A Toledo Prudente deseja muito sucesso a vocês, Fernando e Lucas. Que seja o início de uma carreira promissora na área!