ESPECIAL SEMANA DA MULHER

Nathalia Araújo: o sonho em trabalhar com educação

Estudante de Pedagogia divide a rotina de estudos com a da casa e o desejo de empreender.

Laís Ernesto

08/03/2022

Quantos sonhos cabem em uma mulher de 28 anos? Ainda bem que sonhos não se medem, viu? Porque os dessa mulher ultrapassam os limites. Nathalia é um exemplo de muitas “Nathalias ou Natálias”, com acento ou sem acento, com “agá” ou sem, não importa.


Nathalia Araújo Pinheiro, 28, prudentina, casada, está no 5º termo do curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente. A história dessa estudante pode se repetir pelos corredores da instituição ou, aí, ao seu lado. O fato é que essa mulher inspira e representa muitas outras. 


Trajetória e sonhos 

A vida de Nathalia passou por um fato marcante aos 9 anos, quando seu pai se mudou para fora do país, alterando, totalmente, a realidade da criança. “Mesmo criança, já tinha maturidade, a vida me ensinou. E hoje tenho uma família maravilhosa, nunca deixei de ter contato com meu pai e amo ele do mesmo jeito. Ele me mostrou a ter responsabilidade e ser sempre verdadeira. Sou prestativa e adoro ajudar as pessoas”, conta. 


Semelhante a muitas mulheres brasileiras, os objetivos de Nathalia estão atrelados a uma vida cheia de realizações. Mas é o sonho em trabalhar com educação, que move a futura pedagoga. “Quero terminar a minha casa, conquistar um carro, ser professora, fazer um curso de libras e retomar, com meu esposo, nosso empreendimento. E eu vi, com a faculdade, que estou no caminho certo”, salienta.


Empreendedorismo 

Sim, “nosso empreendimento”, foi exatamente o que você leu. Além de todo investimento na carreira como estudante, ela tem um empreendimento com o esposo, Davi Júnior. A pizzaria da família, “La Nonna”, precisou passar por uma pausa, e retornarão assim que organizarem a rotina. No período em que conciliava a rotina de estudos e trabalho na pizzaria, Nathalia também dividia seu dia em um trabalho em um cinema da cidade. 


“Empreender não é fácil. Eu e meu esposo demos uma pausa na pizzaria, por conta do desgaste físico, então resolvemos retomar quando organizarmos a rotina. Na época em que estávamos com o empreendimento, eu fazia o estágio em Pedagogia pela manhã, à tarde trabalhava no cinema e à noite ia para a pizzaria. Meu dia, muitas vezes, era das 6h às 2h”, detalha. 


Hoje, ela se dedica aos estudos e ao estágio em Pedagogia. 


Pedagogia

Mas, agora, vamos voltar à Pedagogia. 


“A Pedagogia caiu perfeitamente para mim. Cheguei a prestar outros vestibulares, para outros cursos, mas vi que era o que queria. Por isso, resolvi cuidar da minha vida pessoal e, depois, com mais estrutura, cuidar dos estudos. E hoje estou onde eu quero. Está sendo um sonho cursar Pedagogia, ainda mais com a oportunidade de estagiar”, destaca. 


Atualmente, Nathalia aplica os conhecimentos teóricos, na prática, no colégio Anglo. Sobre a oportunidade, ela acredita que é a possibilidade de enxergar o dia a dia da profissão, além de conquistar experiência. “O estágio abriu a minha mente e mostrou o que eu realmente quero. Tem me mostrado o que é ser um profissional dentro de uma escola. E hoje já sei: quero trabalhar na educação, com crianças até o quinto ano”, completa. 


E sem dúvidas uma das profissões mais nobres é a de professora. E é assim que a “nossa Nathalia” pode inspirar tantas outras adolescentes, jovens, mulheres que querem seguir o mesmo caminho. Esperamos, em breve, comemorar juntas a conquista desse e de outros sonhos. 


E aí, quantas Nathalias te inspiram?