ESPECIAL SEMANA DA MULHER

Leticia Pavani divide rotina entre a atuação no MP e educação dos filhos

A promotora de Justiça é formada pelo curso de Direito da Toledo Prudente.

Laís Ernesto

12/03/2022

Ela é promotora de Justiça no Ministério Público do Estado de São Paulo, formada pelo curso de Direito da Toledo Prudente. E mais! Ela é mãe do Rafael, de 1 ano, do Matheus, de 7 anos, esposa do André, sonhadora e determinada.

Para encerrar o “Especial Semana da Mulher”, convidamos Leticia Lourenço Pavani para compartilhar um pouco da sua rotina, em meio a tantas frentes. Um excelente exemplo quando o assunto é dedicação.

Frentes essas que, segundo ela, não podem ser separadas. Em sua essência, ela desempenha, com maestria, os papeis de profissional, mãe e, mulher. “A pandemia, notadamente, revelou isto. Inúmeros foram os casos de interrupção durante audiências, atos solenes, barulhos produzidos pelos filhos, justamente porque no momento crítico todos ocupavam o mesmo espaço. Alguns casos, mais engraçados e inusitados, viralizaram e possibilitaram algumas risadas. Sejamos justos, disto os pais também não escaparam”, comenta.

“Enquanto substituta, enfrentei enormes desafios em um cargo da infância com crianças em situação de risco, com visitas periódicas a 14 abrigos da cidade, algo que me sensibilizou muito, considerando que estava voltando de licença maternidade do meu primeiro filho, hoje com 7 anos de idade. O fato de ser mãe me deu forças para fazer o melhor em cada processo que decidiu a vida daqueles pequeninos”, completa.

Caminhos no Direito

Por que ela escolheu o Direito? A melhor resposta é: o Direito a escolheu. A carreira se encaixava em suas condições financeiras, na época, e ela era secretária em um escritório de advocacia, em Presidente Prudente. “Ninguém ignora os méritos da Toledo Prudente, em verdade, suas conquistas são notórias. Os resultados falam por si. Aprovações de diversos profissionais nas principais instituições de todo o país, além de excelentes profissionais do direito que atuam em diversos ramos do mercado e também em outras áreas”, destaca a promotora.

Enquanto cursava Direito na Toledo Prudente, Leticia observava, com admiração, os profissionais que atuavam como professores e dedicavam seu trabalho também em cargos públicos. Sonho esse que se concretizou com muita dedicação e com o apoio dos mais próximos.

“A Toledo Prudente sempre contou com excelentes profissionais em seu corpo docente, dentre eles, gostaria de agradecer aos ensinamentos que foram muito além do conteúdo jurídico dado pelos professores Dr. Mário Coimbra, Dr. Paulo Alonso, Dr. Jurandir José dos Santos, Dr. Pavarina e do nosso nome de turma, Dr. Silas Silva Santos”, destaca a profissional.

Ela conta que além desses professores, outros profissionais foram grandes incentivadores como Gabriel Lino, Dr. Luiz Antônio Miguel Ferreira e Dr. Rodolfo Takeshi Arakaki.

“Fui muito sortuda, em meu caminho tive o prazer de contar com o exemplo de excelentes profissionais, que me inspiraram e me auxiliaram. Com muito apoio do meu marido, da minha família, amigos e, principalmente, de Deus, o sonho de ser aprovada em um concurso público extremamente difícil se tornou realidade”, conta.

A profissional tem o objetivo de continuar investindo em sua carreira, conciliando com sua vida pessoal. “Eu ainda me considero muito jovem na carreira. Tenho muito a contribuir e a aprender. Estou em uma fase de dedicação aos filhos pequenos, tenho um bebê de um ano, por isso pretendo não me movimentar na carreira, tenho ainda a contribuir na cidade em que exerço minhas funções. Futuramente, porém, quero retribuir o que recebi de meus professores e me dedicar à área acadêmica”, salienta.

Rotina

Você já deve imaginar que a rotina de uma promotora de justiça seja bastante intensa. Ainda mais, conciliando com a educação dos filhos. Mas Leticia é prova de que as funções podem ser desempenhadas e com maestria.

“A rotina de um promotor de justiça é realmente dinâmica. Atuamos em diversos processos cíveis, criminais e administrativos, bem como, nas respectivas audiências, em que se deve estar preparado, conhecer o caso, pois as manifestações são realizadas oralmente no próprio ato, possibilitando a conclusão célere do processo”, exemplifica.

Objetivos

Para ela, a sua maior conquista é se sentir realizada profissionalmente. “Exemplos que me vêm à mente são a satisfação pessoal em um Tribunal do Júri ao obter a realização da justiça ante a perda brutal de um ente querido, resposta aos familiares enlutados que diante de tão dura perda conseguem encontrar consolo ante a justa condenação. Atuando na comarca em que sou titular, atualmente, foi possível realizar um acordo de não persecução cível, em que a empresa distribuidora de produtos médicos, ré em uma ação de improbidade administrativa, no início da pandemia, doou aparelhos respiradores em um momento crucial, satisfazendo o interesse público ao suprir o município com aparelhos médicos essenciais em um momento tão importante”, elucida Leticia.

A história de Leticia é inspiração para tantas outras estudantes e profissionais do Direito e, claro, para todas as mulheres!