ATENÇÃO, PESQUISADORES!

Evento abordará atuação do Comitê de Ética em Pesquisa

Momento visa capacitar alunos e comunidade para submissão de trabalhos em consonância às normas éticas instituídas pelo CEP.

Bárbara Munhoz

11/03/2022

Estando no primeiro ou último semestre da faculdade, é importante entender os processos relacionados à submissão de projetos. Frente a isso, a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Toledo Prudente realizará um evento apresentando o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), na quarta-feira (23), a partir das 18h, via Google Meet. 


Quero participar!


O CEP nada mais é do que uma comissão reguladora de pesquisa, com o objetivo de limitar ações que possam ser prejudiciais ao participante da pesquisa. Cabe a ele garantir a ética na coleta e uso de informações das pesquisas que utilizam pessoas como fonte de estudo, como entrevistas ou grupos focais. 


“Para projetos que envolvam pesquisas com seres humanos, a submissão é obrigatória. Sem a análise e autorização prévia do CEP, o pesquisador fica proibido de publicar os dados coletados”, observa Carla Destro, coordenadora de Pesquisa e Extensão e palestrante do evento, aberto a todos.  


Visando o fortalecimento do valor ético das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica, além da atuação do CEP, o encontro apresentará os procedimentos necessários à submissão de projetos, para interessados na elaboração de pesquisas. 


“O objetivo é garantir a atuação ética no processo de coleta e de publicação dessas informações. O indivíduo precisa ser informado do objetivo da pesquisa e precisa concordar expressamente com a colheita das informações. O pesquisador não poderá utilizar esses dados na pesquisa sem antes conseguir a autorização do CEP”, conclui. 


Inscrições 


O evento, que acontece remotamente, é gratuito e necessita de inscrição, devido à capacidade da plataforma online. Para inscrever-se, é fácil, basta clicar aqui


“Apresentando o Comitê de Ética em Pesquisa”, é um evento obrigatório para o funcionamento do CEP, além de ser indispensável aos alunos que nutrem interesse pelo desenvolvimento de pesquisas. 


Sobre a palestrante


Mestre em Ciências Jurídicas pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Carla Destro é pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil pela Toledo Prudente, além de coordenadora de Pesquisa e Extensão e professora do curso de Direito pelo mesmo Centro Universitário.