AJUDE QUEM PRECISA

Doação de leite é uma das ações estimuladas no trote solidário

Destinadas ao Núcleo Tterê, caixas de leite podem ser doadas na entrada principal e entrada do bloco 3 da Toledo Prudente, até o dia 18 de março.

Bárbara Munhoz

09/03/2022

Profissionalizar pessoas com deficiência e incluí-las socialmente. Essa é a missão do Núcleo Tterê, entidade filantrópica sem fins lucrativos contemplada pelo “Doe-se”, o trote solidário da Toledo Prudente. Até 18 de março, alunos, professores e colaboradores do Centro Universitário podem doar caixas de leite à instituição que, atualmente, assiste pouco mais de 200 pessoas.  


Localizado em Presidente Prudente, o Núcleo Tterê atende crianças, adolescentes, jovens e adultos carentes com deficiências, visando sua profissionalização e inserção no mercado de trabalho. Em mais de 30 anos, aproximadamente 450 deles passaram pela instituição e foram incluídos no mundo do trabalho.  


Com equipes técnicas compostas por assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, educadores sociais, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais e equipes de apoio, os participantes são atendidos diariamente, em período integral. São diversos os projetos desenvolvidos pela entidade, que vão desde acolhimento a pessoas carentes com diversos tipos de deficiência até capacitação profissional desses jovens e adultos.  


No entanto, para sobreviver, além dos recursos vindos do Governo, o Núcleo Tterê realiza eventos mensais, cessados devido à pandemia, o que dificultou a captação financeira para manter as atividades do projeto. 


Essa é uma realidade vivenciada não só pela instituição prudentina, mas por organizações de todo o Brasil. Um levantamento feito pelas consultorias Mobiliza e Reos Partners revelou que 87% das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ouvidas tiveram todas ou parte de suas atividades regulares interrompidas ou suspensas por conta da crise, seguido de 73% que confirmaram queda na captação de recursos.  


Pensando nisso, a Toledo Prudente, por meio do trote solidário “Doe-se”, arrecadará caixas de leite, que, posteriormente, serão destinadas ao Núcleo Tterê, visando contribuir com a manutenção das atividades desenvolvidas junto à comunidade. Entre os dias 7 e 18 de março, alunos, professores e colaboradores podem deixar sua doação em caixas distribuídas na entrada principal e entrada do bloco 3 do Centro Universitário.  


“Servimos, diariamente, 250 refeições entre café da manhã, almoço e lanche da tarde. Em todas elas, reforçamos o uso de alimentos com proteínas, que é um dos componentes necessários para fortalecer a imunidade frente a Covid-19. Com a pandemia, só nos resta as doações para seguirmos em frente”, afirma Patrícia Coelho, coordenadora do Núcleo Tterê.   


Como ajudar? 


Além de caixas de leite, o Núcleo Tterê recebe doações em dinheiro, para custear os gastos do projeto que atende mais de 200 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências.  


Para contribuir, basta fazer um depósito bancário ou transferência via PIX. Seguem dados: 


Caixa Econômica Federal 

Agência: 0337 

Operação: 003 

Conta: 2682-1 


Banco do Brasil 

Agência: 0097-3 

Conta: 106144-5 


Chave PIX 

64.615.081.0001/17 


Como participar 


Nesta edição, o “Doe-se” incentiva a participação de alunos e colaboradores em 3 atos humanitários, sendo eles: 


• Doação de leite para o Núcleo Tterê; 


• Doação de sangue; 


• Cadastramento de medula óssea.   


Vale ressaltar que os alunos doadores de sangue ou que optarem pelo cadastramento de medula óssea, junto às unidades de saúde responsáveis, podem solicitar um atestado, que deverá ser anexado no Portal Universitário e, conforme disponibilidade, contará na certificação de horas complementares.   


No momento da doação, não se esqueça de garantir uma foto e marcar a Toledo Prudente nos Stories do Instagram (@toledoprudente). Assim, seu registro vai para a conta oficial do Centro Universitário, inspirando outras pessoas nessa corrente solidária!   


Contribua já! 


Doação de caixas de leite para o Núcleo Tterê  

Locais de coleta: Toledo Prudente (entrada principal e entrada do bloco 3).  

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. 


Doação de sangue   

Hospital Regional  

R. José Bongiovani, 1297.  

Horário para doação: todos os dias, das 7h às 17h.   


Núcleo de Hemoterapia  

Localizado na Santa Casa  

Horário para doação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. No 2º e 3º sábados dos meses, das 7h às 11h.   


Instituto RH  

Av. Cel. José Soares Marcondes, 2063 

Horário para doação: de segunda a sexta, das 7h às 16h.   


Cadastro de Medula Óssea  

Núcleo de Hemoterapia  

Localizado na Santa Casa   

Horário para doação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. No 2º e 3º sábados dos meses, das 7h às 11h.