TECNOLOGIA

Toledo Prudente tem projetos incubados pela Intepp

Incubadora expande inscrições a projetos de áreas além do desenvolvimento de softwares e aplicativos.

Bárbara Munhoz

15/02/2022

O início de um projeto vem acompanhado de inúmeras expectativas. Começar pode ser complicado, mas o resultado final compensa o esforço e a dedicação aplicados em cada etapa de planejamento e desenvolvimento, especialmente se apoiado por instituições que acreditam e fortalecem a inovação, como é o caso da Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente)

Recentemente, a Incubadora prudentina lançou um edital que contemplou sete projetos, dois deles com integrantes da Toledo Prudente. Ao contrário de outros anos, agora, são aceitos projetos de qualquer área, sem restrição ao desenvolvimento de softwares e aplicativos, desde que tenham em sua base algum tipo de tecnologia e certo grau de inovação. 

De autoria do advogado e professor do Centro Universitário, Guilherme Prado Bohac de Haro, e de sua esposa, Thais Rosenbaum Bohac de Haro, o projeto “Atenda-me” está relacionado à gestão de atendimento. Já o “MOOV”, de Caio Silva Tabosa Retali, estudante da Toledo Prudente, e Vitor Luís Gonçales Dias, da Universidade do Oeste Paulista, aborda a gestão de entregas.   

As bancas de avaliação, realizadas entre os dias 19 e 24 de janeiro, ainda foram compostas, entre outros, por Fernanda Bagli, supervisora Prática Profissional da Empresa Júnior e tutora EAD (Educação a Distância), e Luís Fernando Nogueira, coordenador de Super Experiência da Toledo Prudente.  

Cenário promissor  

Devido à pandemia de Covid-19, a Intepp teve de se adaptar aos novos processos, realizando ajustes em sua forma de atuação.  

Com o objetivo de difundir e oportunizar o acesso de interessados ao universo do empreendedorismo, foram desenvolvidas ações de fortalecimento de relacionamento com os parceiros do ecossistema da inovação e da tecnologia de Presidente Prudente e região.  

Segundo Wilson Kunze, gerente da Intepp, o cenário para os próximos meses é positivo, visto a abertura de novos editais e o desejo da incubadora de atrair projetos que tenham potencial de se transformarem em empresas, gerando emprego e renda para a comunidade.  

Ainda de acordo com Kunze, uma parceria firmada com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Presidente Prudente e São Paulo contribuirá para que esses objetivos sejam alcançados.  

“A ideia é oferecer formação e capacitação para professores e alunos que queiram empreender. Não somente o empreendedorismo tecnológico e inovador, que é o foco da Intepp, mas no sentido mais amplo, de oferecer oportunidades principalmente para docentes que queiram abordar esse universo, que está crescendo fortemente e, nessa parceria, contribuir com as instituições parceiras”, afirma.  

Todos os aprovados

Pelo Edital nº 01/21 da Incubadora, foram aprovados projetos relacionados à robótica, gestão de atendimento, pedidos, entregas e agronegócio, e saúde. Confira, a seguir, a lista dos aprovados: 

Alfa Controls, de César Daltoé Berci; 

Atenda-me, de Guilherme Prado Bohac de Haro e Thais Rosenbaum Bohac de Haro; 

Avatar, de César Daltoé Berci e João Pucci Neto;  

Cotton Sensor, de César Daltoé Berci e Fábio Rafael Echer;  

Data Parse, de Leandro Cantiero Campagnolo;  

MOOV, de Caio Silva Tabosa Retali e Vitor Luís Gonçales Dias; 

PDH Saúde Preventiva, de Jair Garcia Junior, Alessandro Pierucci ‘Pita’ e Viníciuz Milanez.  

O que é a Intepp? 

Instituída em 2004, a Intepp – Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente – é uma associação civil privada, sem fins lucrativos, que atua como agente de transformação científica, tecnológica, econômica e social, apoiando empresas de bases tecnológica.  

Sua missão é fomentar e fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento de novas empresas e novos negócios, por meio de suporte empresarial, infraestrutura física moderna e ambiente favorável à geração e desenvolvimento de novos empreendimentos.