CHANCE DE TÍTULOS

Toledo Prudente confirma presença em várias competições internacionais

Representando o curso de Direito do Centro Universitário, alunos participam de “tribunais simulados” na presença de profissionais renomados na área.

Bárbara Munhoz

02/02/2022

Dos Estados Unidos a Alemanha, a Toledo Prudente segue a tradição e marca presença, em mais um ano, nas principais competições internacionais junto a alunos e professores do curso de Direito do Centro Universitário.  


As chamadas “Moot Courts” ou “Tribunais Simulados”, em português, são competições protagonizadas por futuros bacharéis na área, com o objetivo de testar seus conhecimentos teóricos em uma simulação de julgamento à frente de órgãos internacionais, por meio de defesas escritas e orais.


Pelo 12º ano, a Toledo Prudente é representada na Competição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, em Washington D.C., entre os dias 22 e 27 de maio. Desta vez, argumentando sobre “Mudanças Climáticas e Direitos Humanos: impactos, responsabilidades e oportunidades”, estão os alunos Daniel Ferreira e Thaline Bogalho. Com a excelência dos resultados obtidos nas edições anteriores, a expectativa para esse ano é positiva.


Já na Jessup (Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition), outra competição que a Toledo Prudente sempre marca presença, as defesas são realizadas inteiramente na língua inglesa, perante a Corte Internacional de Justiça (CIJ), órgão judicial vinculado a ONU (Organização das Nações Unidas). A primeira etapa acontece em Florianópolis (SC) e a segunda, em Washington, capital estadunidense.


A equipe que levará o nome do Centro Universitário para a competição, de 17 a 20 de fevereiro, é composta por Ana Paula de Oliveira, Arthur Pinto, Amanda Lopes, Amanda Coppi e Thauane Souza.  


A mais recente confirmação é para a Competição NMC (Nuremberg Moot Court Competition), que acontece na Alemanha, de 1º a 15 de julho. Nesse evento, a competição oral ocorre perante o Tribunal Penal Internacional (TPI), responsável pelo julgamento de genocídios, crimes de guerra e contra a humanidade, por exemplo.  


Treinados pelo veterano Gustavo Minzoni e sob orientação da professora coordenadora Ligia Fructuozo, o grupo de alunos representante da Toledo Prudente é formado por Lara Carmo, Victória Pagnosi e Isabela de Freitas.  


“Em eventos dessa natureza, em que participam estudantes de outros países e também profissionais de renome internacional, os alunos desenvolvem além de conhecimento técnico sobre o assunto, habilidades e competências essenciais ao profissional do Direito, como a oratória, argumentação, raciocínio lógico jurídico, trabalho em equipe e liderança”, observa Lucas Noya, coordenador de Mobilidade e Competições da Toledo Prudente. 


A Toledo Prudente deseja boa sorte aos competidores que representarão o Centro Universitário país afora!