ORGULHO

João Pedro Araújo: sinônimo de engajamento

Estudante de Engenharia Civil está no 5º termo e é exemplo de comprometimento com atividades propostas no ambiente acadêmico.

Bárbara Munhoz

25/02/2022

Você aproveita as oportunidades que a faculdade oferece? Saiba que, além de ampliar sua rede de contatos – ou “networking” – participar de atividades acadêmicas instiga o desenvolvimento de novas habilidades, funcionando até como um recurso terapêutico, segundo João Pedro Sieplin Araújo, estudante de Engenharia Civil da Toledo Prudente

O aluno do 5º termo mergulhou na vibe “carpe diem” e, nos últimos dois anos, tem aproveitado ao máximo as atividades oferecidas pelo Centro Universitário, de eventos a cursos, estágios e, claro, a bateria universitária.

Atuando como consultor na Empresa Júnior Toledo, núcleo de prática profissional da área de negócios, ele desenvolve projetos de consultoria e pesquisa para empresas externas junto a estudantes de diversas áreas, contato que permite a troca de conhecimentos por meio da interdisciplinaridade. É também na Empresa Jr. que João integra o grupo de coleta do IPT – Índice de Preços Toledo –, referência na comunidade.

“Para mim, é uma facilidade trabalhar na Empresa Júnior, não só pela bagagem adquirida, mas porque a faculdade oferece estrutura completa para os alunos descansarem com tranquilidade, como o Pit Stop do Mirtão, um local confortável, acolhedor e que te coloca em contato com diversos colaboradores, o que é muito legal”, observa o jovem que concilia a faculdade e consultoria na Empresa Júnior com o estágio na Engeselt, empresa que opera no cadastramento de energia elétrica em Presidente Prudente.

Mas, não é só essa energia que move a trajetória de João Pedro. Em meio ao som característico da Batoledo, bateria universitária da Toledo Prudente, lá está ele, a frente das caixas e do agogô. Aos 20 anos, o “bedel em tempo integral”, como se auto-intitula, também ajuda novos estudantes que chegam ao campus tomados pelo nervosismo do início das aulas em um lugar diferente. Sua dica para os novos colegas é: “procure algo que seja de seu interesse”.

Dar conta de todas essas atividades, além das aulas, no período noturno, parece tarefa difícil. No entanto, para o futuro engenheiro, é uma forma de distração. “Às vezes, a gente acaba se preocupando demais e, quando a gente não relaxa, perde a concentração em coisas importantes”, afirma.

O comprometimento com as atividades e a dedicação em tudo que se propõe a fazer, destacam João Pedro Sieplin Araújo em sua trajetória acadêmica, engajamento que fará diferença também na carreira profissional.

E para você, quem é o João Pedro?

“O engajamento e brilho nos olhos que o João têm junto às atividades acadêmicas propostas pela Toledo Prudente e o curso de Engenharia Civil me encantam. Ele aproveita o campus, a vida acadêmica, faz tudo ser uma super experiência e com certeza colhe e colherá os frutos. Ele é um exemplo.”

— Zelly Machado, reitora da Toledo Prudente.

“O João me surpreende todos os dias! Animado e otimista, está sempre disposto a ajudar. Na Empresa Júnior, colabora com todos os membros e projetos, trazendo ideias e soluções. Um aluno dedicado e que aproveita todas as oportunidades: participa de treinamentos, palestras e atividades na Toledo Prudente. Vejo ele sempre ajudando os colegas de sala a resolver algo; ele liga nos departamentos, conversa com os colaboradores.... Ele me fala com frequência: “Fer, vai dar tudo certo. Vou fazer um café pra você!”. Ainda tão jovem, já se mostra tão engajado, responsável socialmente e transborda amor e gentileza em suas atitudes! Fico feliz em tê-lo ao meu lado na Empresa Júnior Toledo.”

— Fernanda Bagli, supervisora Prática Profissional da Empresa Júnior e tutora EAD (Educação a Distância).

“O João Pedro é um aluno bastante extrovertido, eu diria. E o fato de ser extrovertido, acaba ‘quebrando o gelo’. Ele tem um humor durante a aula que propicia a discussão, a conversa. Além disso, a vivência que ele tem dentro da Toledo Prudente faz com que mantenha contato com os demais colaboradores e isso acaba criando conversas que, muitas vezes, se tornam até argumentos de aula e, uma vez que prestativo, ele está sempre à disposição ao tentar ajudar a gente, seja numa chamada ou corrigindo alguma situação. É um menino prestativo e que tem muito para despontar, somando-se ao esforço pessoal, fazendo com que ele se torne um ótimo profissional no futuro, como já está se mostrando um bom aluno dentro da Engenharia Civil.”

— Elton Prado, professor de Engenharia Civil.