CONQUISTA

Egresso de Direito é nomeado delegado-geral da Polícia Civil de MS

Roberto Gurgel de Oliveira Filho foi empossado oficialmente na última terça-feira (22).

Bárbara Munhoz

24/02/2022

Há seis décadas, o curso de Direito da Toledo Prudente capacita alunos para se destacarem no mercado de trabalho, alcançando as melhores oportunidades de carreira, em todo o Brasil. Esse é caso de Roberto Gurgel de Oliveira Filho, que assumiu, recentemente, o cargo de delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS).  


Graduado pelo Centro Universitário há 20 anos, durante a faculdade, período em que também realizou estágios na área, o egresso teve contato com diversos segmentos do Direito, o que ampliou as possibilidades de escolha sobre qual carreira seguir.  


Empossado, oficialmente, na última terça-feira (22), Roberto assume a função de delegado-geral da PCMS com dinamismo, competência e olhar analítico necessários à rotina intensa do cargo, que contempla questões de ordem estrutural, material, de recursos humanos, concursos, estatísticas, operações policiais, investigações, dentre outras.


Frente a tantas conquistas, sobretudo enquanto delegado, cargo que exerce desde 2006, fica difícil imaginar que, no auge de seus 17 anos, Roberto teve de escolher entre o Direito e a Engenharia Civil. O primeiro falou mais alto e, diante da exposição a diversos campos, foi conquistado pelo Direito Penal, carreira seguida pelo pai.  


“Muitas pessoas acreditam que a escolha tenha sido feita em razão do meu pai também ser delegado, mas não teve nada disso, ele sempre me deixou muito à vontade para as minhas escolhas. Acabou sendo um processo natural”, afirma.  


Hoje, aos 41 anos, ele revela que mais do que questões efetivamente processuais relacionadas ao Direito Penal, o que sempre chamou sua atenção foi a investigação, motivo pelo qual escolheu ser delegado, até tornar-se diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol). 


Segundo Roberto, a certeza da carreira a ser seguida foi possível graças à faculdade, que oportunizou a diferenciação das diversas áreas do Direito, trabalhando habilidades com as quais ele se identificava.  


“A Toledo Prudente contribuiu de maneira significativa, intensa e importante, porque ela me abriu as portas para o conhecimento. E o que eu mais gosto, até hoje, é que, mesmo com o passar dos anos, mantém a característica de ser uma faculdade onde você se sente em casa. É um lugar que traz calor e alegria. Para mim, isso foi de extrema importância”, observa ao relembrar, com carinho, de personalidades marcantes de sua trajetória, como Seo Milton, professor Sérgio Tibiriçá e Zelly Machado, reitora do Centro Universitário.   


A Toledo Prudente deseja sucesso em sua trajetória, Roberto!