FIQUE ATENTO!

Egressa de Direito é coautora de e-book sobre crimes cibernéticos

“Bom demais para ser verdade?” apresenta 50 tipos de golpes praticados na internet.

Laís Ernesto

15/02/2022

Natália Siqueira, egressa do curso de Direito da Toledo Prudente, é coautora no e-book “Bom demais para ser verdade?”. O livro, escrito em parceria com o Delegado de Polícia, Alesandro Barreto, apresenta os 50 tipos de golpes mais praticados na internet. Além disso, a publicação traz dicas de prevenção e procedimentos que devem ser adotados pelas vítimas, especialmente, no registro do BO (Boletim de Ocorrência).


O e-book pode ser baixado gratuitamente por meio do link.


Conheça!


A egressa, que atua como agente de Polícia Civil de São Paulo, na Delegacia de Defesa da Mulher de Paraguaçu Paulista, conta que a necessidade de discutir o assunto surgiu durante a pandemia, quando o número de casos de crimes cibernéticos aumentou expressivamente.


“Passei a produzir conteúdos na internet, para alertar as pessoas sobre esses crimes. Foi então que conheci o trabalho do Dr. Alesandro, que atua no Laboratório de Operações Cibernéticas no Ministério da Justiça. Desde dezembro, passamos a trabalhar juntos na divulgação de métodos de prevenção de golpes e recuperação de contas. E o Delegado teve a ideia de fazermos um e-book, catalogando alguns tipos de crimes cibernéticos e distribuir o material para informar o maior número de pessoas e diminuir o número de vítimas”, explica a autora.


A coleta de dados ocorreu por meio dos casos corriqueiros do dia a dia dos profissionais, rendendo muito conteúdo. Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários de internet.


“A maioria das pessoas e empresas utilizam a internet como ferramenta de trabalho e a fragilidade do usuário e falta de informação tem feito muitas vítimas. Pessoas perdendo contas nas redes sociais, dinheiro e a tranquilidade. É importante falarmos sobre o assunto para informar as pessoas dos riscos que existem no meio digital e, também, o que fazer caso seja vítima de um golpe”, salienta a policial.


O material, de tamanha relevância, já foi publicado pelo Governo de Roraima e (confirmar o que foi), da Argentina. “Pedimos que compartilhem o material com os amigos e familiares, para que mais pessoas possam ser informadas sobre o assunto”, completa.


Influência

Natália ressalta que o curso de Direito da Toledo Prudente teve grande influência em sua carreira profissional. O desejo de trabalhar na Polícia Civil surgiu ainda no período da faculdade, durante as aulas com os renomados delegados, professores do curso. “Fui aprovada em 2018, no último ano da faculdade. Hoje, trabalho ao lado desses profissionais e pude ter contato com outros inúmeros policiais que atuam na área de crimes cibernéticos, conhecendo delegados como o Dr. Barreto, referência nacional em repressão a crimes do tipo”, conclui.