COMPETIÇÃO

Toledo Prudente marca presença na 3ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal

Evento ocorreu nos dias 11 e 12 de novembro, em Belo Horizonte e com a participação das 30 melhores equipes do país.

Vinícius Coimbra

25/11/2022

O curso de Direito da Toledo Prudente marcou presença em mais um grande evento da área. Quatro universitários viajaram para Belo Horizonte (MG), para a disputa da 3ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal


Os competidores que representaram a Toledo Prudente nesta competição foram: Ana Julia Tassinari (2° ano), Rafael Henrique (4° ano), Giovana Bocchi (4° ano) e Lucas Gonçalves (3° ano). 


Como foi o evento? 

Os alunos, previamente selecionados como oradores pelo processo seletivo interno da IES (Instituição de Ensino Superior), iniciaram a preparação para a competição meses antes do evento, com treinos diários. Durante os treinamentos, aperfeiçoaram habilidades como oratória, postura, raciocínio jurídico e controle da ansiedade. 


Inicialmente, os estudantes Lucas De Souza Gonçalves e Ana Julia Tassinari ocuparam o papel de recorrente (defesa), competindo contra a Universidade Federal de Minas Gerais (acusação). Na rodada seguinte, os alunos Giovana Bocchi e Rafael Henrique ocuparam o papel de recorrida (acusação), competindo contra a Universidade do Estado da Bahia (defesa). 


Os alunos da Toledo Prudente avançaram até as quartas de final da competição (08 universidades foram classificadas) e presenciaram a rodada final das equipes finalistas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A rodada final contou com a avalição de grandes nomes do cenário jurídico, como a desembargadora Kárin Emmerich, os advogados criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro (conhecido como Kakay) e Eugênio Pacelli de Oliveira. 


De acordo com o estudante de Direito da Toledo Prudente e um dos representantes do Centro Universitário, Lucas Gonçalves, a participação do grupo foi importante, para ganhar experiência e melhorar a oratória. Além disso, destacou a emoção de representar a Toledo Prudente em outro Estado. 


“O fato de termos recebido o feedback dos avaliadores e ter participado de um evento dessa magnitude foi muito importante para nós. Representar a Toledo Prudente em Belo Horizonte foi muito gratificante”, ressalta Lucas. 


Nos dois dias, os alunos puderam conhecer os competidores das outras universidades participantes, assim como grandes nomes do Direito que avaliaram as rodadas orais.