Cesta básica está 3,36% mais cara em Presidente Prudente, afirma o IPT

O consumidor que gastava R$ 954,96 para comprar a cesta básica do IPT, hoje gasta em média, R$ 987,05.

Paulo Sereguetti

24/10/2022

A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário divulga o 20º Índice de Preços Toledo (IPT) do ano de 2022, realizado em Presidente Prudente e região.

A pesquisa aplicada em sete supermercados de Presidente Prudente, no dia 20 de outubro, apresentou uma inflação de 3,36% em relação ao resultado da primeira quinzena do mês anterior, ou seja, o consumidor que gastava R$ 954,96 para comprar a cesta básica do IPT, hoje gasta em média, R$ 987,05.

O “grupo de higiene pessoal” apresentou uma inflação de 13,63%, destacando-se o papel higiênico (4 unidades 30m/folha simples) com acréscimo de 40,12% e o absorvente aderente (8 unidades) com aumento de 14,94%.

Seguindo a tendência de alta, o “grupo de artigos de limpeza” apresentou uma inflação de 5,76%, com destaque para o desinfetante (fragrância pinho/500ml) que teve aumento de 21,19% e o sabão em pó (1kg) com alta de 7,74%.

Por fim, o “grupo de alimentos” também apresentou uma inflação de 2,15%, onde o tomate (kg) teve alta de 63,69% e a batata (kg) com acréscimo de 28,10%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o creme dental (90g) que variou entre R$ 1,19 e R$ 4,19, resultando numa diferença de 252,10% e o vinagre (750ml), que foi de R$ 1,19 à R$ 2,99, com uma diferença de 151,26%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 61%, pois comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 454,79. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 282,38, economizando assim, R$172,41.

A pesquisa teve a participação de cinco alunos da Toledo Prudente: Alana Alves Adorno, Beatriz Carnelós Vieira, Bruno Luciano dos Santos, Tiago Santos Lemos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela Supervisora de Práticas Profissionais Beatriz de França Pasoti.

A Empresa Júnior Toledo esclarece que o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual deve ser correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior. Seguindo a mesma concepção, a segunda quinzena do mês atual de comparada à segunda quinzena do mês anterior. O Índice de Preços Toledo (IPT) adota essa metodologia devido os preços dos produtos ofertados nos supermercados variarem de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente e, em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.

Confira o IPT na íntegra