COMPETIÇÃO

Batoledo se prepara para competição estadual de baterias em Franca (SP)

Batuca Franca ocorre entre os dias 22 e 23 de outubro; evento volta após dois anos de paralização por conta da pandemia.

Vinícius Coimbra

20/10/2022

Pela quinta vez e após longa espera, a Batoledo, bateria universitária da Toledo Prudente,  se prepara para a tradicional competição entre baterias. Intitulada “BatucaFranca”, o evento faz jus ao nome e ocorre na cidade de Franca (SP), dessa vez nos dias 22 e 23 de outubro.

A competição vai reunir mais de 30 baterias de todo o Estado de São Paulo e outras baterias de outros Estados. A Batoledo é a única representante de Presidente Prudente e região.

O evento  é formado por dois grupos de baterias universitárias de todo o Brasil, com o “grupo especial” (melhor colocado) e o “grupo de acesso” (onde a Toledo Prudente está inserida). Toda nova bateria inicia sua jornada pelo “grupo de acesso”. A apresentação dos grupos é criada pelas próprias baterias com total liberdade e deve ser apresentada em um intervalo de tempo de 10 a 15 minutos.

De acordo com o presidente da Batoledo, Fernando Cesar Gomes Filho, todos estão confiantes e motivados para a competição e, ainda, deixou um convite especial aos estudantes do Centro Universitário.

“Por ser ensaios finais, estamos com os sentimentos à ‘flor da pele’, mas os ensaios tem tido um clima de muita harmonia entre os ritmistas, todos muito motivados para competição. Inclusive, hoje, os alunos vão poder assistir uma prévia do nosso show no intervalo das aulas, à noite.”

Mais de 20 estudantes viajarão para Franca, dentre elas ritmistas que tocam caixa, agogô, surdos, tamborins, repique e outros instrumentos, além de alunos formados e agregados.

Premiação

Em 2019, a Toledo Prudente conquistou o segundo lugar no grupo de acesso e se classificou para o grupo especial. Além disso, dois ritmistas foram contemplados com o primeiro lugar na premiação “Estandarte”, prêmio destinado aos melhores instrumentistas. Na ocasião, o vencedor foi uma dupla de chocalhos.

Serviço

E não se esqueça! Hoje (20), no intervalo das aulas do período noturno, os alunos poderão acompanhar uma prévia do espetáculo no calçadão na Toledo Prudente. Para participar da Batoledo, basta estar presente nos ensaios que ocorrem no campo de futebol do Centro Universitário, diariamente, ou entrar em contato no Instagram @bateriatoledo. Não perca a oportunidade de prestigiar a Toledo Prudente em mais um grande evento.