SUA CHANCE

Curso de Design de Interiores agora é na Toledo Prudente

Aulas têm início na segunda-feira (14), de forma presencial.

Bárbara Munhoz

31/01/2022

Você já se perguntou o que faz um designer de interiores? Com o aquecimento do mercado e a consequente valorização salarial da área, o trabalho desse profissional vem sendo cada vez mais demandado e relaciona-se, diretamente, com aspectos sociais, culturais, estéticos e artísticos, em uma rotina pautada pela criatividade, organização e prática. 

 

Cabe a ele cuidar dos detalhes, considerando a harmonia geral do ambiente, a segurança, os conceitos histórico-sociais, a estética, a funcionalidade e, claro, o gosto e bem-estar dos clientes, que devem estar em consonância com as normas técnicas de acessibilidade, ergonomia e conforto luminoso, térmico e acústico regulamentadas. 

 

Dentre outras atribuições do designer de interiores, segundo a Lei 13.369/2016, que regulariza a profissão, destacam-se: 

 

• Planejar ambientes internos, permanentes ou não, inclusive especificando equipamento mobiliário, acessórios e materiais e providenciando orçamentos e instruções de instalação, respeitados os projetos elaborados e o direito autoral dos responsáveis técnicos habilitados; 

• Selecionar e especificar cores, revestimentos e acabamentos; 

• Criar, desenhar e detalhar móveis e outros elementos de decoração e ambientação; 

• Observar e estudar permanentemente o comportamento humano quanto ao uso dos espaços internos e preservar os aspectos sociais, culturais, estéticos e artísticos. 

 

Designer de Interiores X Arquitetura e Urbanismo

 

Há, porém, quem confunda as atribuições de um designer de interiores com as de um arquiteto e urbanista. Embora possuam características semelhantes, as carreiras se diferenciam quanto às formas de atuação dos profissionais.  

 

Enquanto o arquiteto e urbanista trabalha de forma mais abrangente, projetando áreas internas e externas com foco no planejamento e visão geral dos espaços, sobretudo envolvendo questões ambientais, legislativas e de topografia, o designer de interiores direciona sua atuação a áreas internas de projetos, como o próprio nome sugere.

 

Vale ressaltar que uma área não exclui a outra, pelo contrário: elas se complementam. Frente à execução de projetos residenciais ou de outras naturezas, a presença de ambos os profissionais é essencial, pois trabalham em conjunto para garantir a harmonia do espaço.

 

Áreas de atuação e empregabilidade 

 

Você notou que há muitas responsabilidades atribuídas ao designer de interiores. Da mesma forma, os campos de atuação para esse profissional são inúmeros.  

 

Ele pode seguir carreira, por exemplo, na consultoria em design de interiores, desenvolvendo peças exclusivas, lançando marcas e até produzindo pesquisas, experimentações e ensaios na área.  


Entre em contato conosco

Seja em carreira independente ou ocupando cargos públicos, esse profissional pode direcionar sua abordagem de trabalho na projeção ou reestruturação de espaços internos de empresas, hospitais, residências, edifícios, comércios, escolas, indústrias, dentre outros.  

 

Quanto às remunerações, o salário médio é de, aproximadamente, R$ 3 mil, com valores que podem chegar à casa dos R$ 7 mil, a depender do nível de complexidade do trabalho. Vale ressaltar que as especializações na área são valorizadas e interferem, diretamente, no aumento salarial, além de serem vistas com bons olhos por recrutadores e clientes.

 

Diferenciais 

 

O curso de Design de Interiores da Toledo Prudente tem duração de dois anos e ocorre presencialmente, no período noturno.  

 

Ao longo da graduação, além de aprender conceitos teóricos importantes à formação profissional, o aluno é direcionado pela abordagem acadêmica que valoriza a prática, dada a preocupação do Centro Universitário em inseri-lo o mais breve possível no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições. 

 

Quer se destacar no mercado de trabalho? Inicie em 2022 o sonho de ser um designer de interiores de sucesso! Matricule-se já na Toledo Prudente.  


Quero me matricular

 

Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!