A TODO VAPOR

87% dos formados em Arquitetura e Urbanismo estão atuando na área, segundo Conselho

Setor retomou o crescimento no final de 2020; a expectativa é que contrate mais profissionais nos próximos anos.

Laís Ernesto

10/01/2022

O momento é promissor para os profissionais atuantes e os recém-formados da área de Arquitetura e Urbanismo. Isso porque, segundo dados do II Censo das Arquitetas e Arquitetos e Urbanistas do Brasil, feito pela CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), 87% dos arquitetos urbanistas atuam na área. E a expectativa é excelente.


A pesquisa, realizada com 41.897 profissionais, com resultados divulgados no final de 2021, mostra que o país conta com cerca de 212 mil arquitetos urbanistas.


Com os dados, fica claro perceber que o setor está aquecido e em expansão. Outro fator que comprova o otimismo é a alta de 4% no PIB (Produto Interno Bruto) da construção, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o melhor desempenho em oito anos.


Quero fazer o Vestibular!


Gosta de vídeo? Então clique aqui!


Marcos José Martins da Costa, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Toledo Prudente, trabalha como autônomo e afirma que o mercado de trabalho para a área segue aquecido. O profissional destaca que, ainda no período da faculdade, já capitava clientes para seu estágio, com o apoio de professores, o que alavancou a sua carreira.


“O mercado de trabalho está muito bom. No ano passado, após dois anos de formação, atingi a marca de 100 clientes atendidos, entre projetos residenciais e comerciais, obras, reformas, ampliações, e serviços de Arquitetura e Urbanismo em geral. Esse ano mal começou e já tenho muitos projetos”, destaca Costa. Os planos do profissional é, em breve, ampliar sua empresa para uma construtora.


Além do empreendedorismo, a carreira abre portas para muitas oportunidades, entre elas está a atuação em escritórios de Arquitetura e Urbanismo, como é o caso da também formada no curso, Leticia Toni. A profissional trabalha, atualmente, em um escritório de Arquitetura e Interiores, na função de desenhista e gestora da equipe. Ela acredita que este é um mercado cheio de desafios, como uma abrangência em atuações onde é necessário. “É preciso estar sempre bem preparado. Estudando sempre e se atualizando, independendo do campo que escolheu atuar. É muito satisfatório ver que a minha profissão colabora com o bem-estar em geral”, comenta Letícia.


Vamos falar sobre as áreas de atuação? De acordo com o censo, as áreas de maior atuação dos profissionais são:

- Arquitetura de Interiores 

- Arquitetura e Urbanismo concepção

- Arquitetura e Urbanismo execução

- Arquitetura paisagística

- Planejamento urbano e regional

Entre outras.


Diferenciais

A grande preocupação da Toledo Prudente é a efetividade da formação profissional. Isso significa que o curso de Arquitetura e Urbanismo não fica apenas na teoria e sim, complementada com a prática, e muita prática!


“A faculdade contribuiu com a minha base de conhecimentos sobre Arquitetura e Urbanismo, os professores nunca mediram esforços para me ajudar, sempre tirando dúvidas e apoiando, além de fundamentar um olhar crítico em relação à formação da cidade e como a nossa profissão auxilia a sociedade. Acho importante destacar que é sempre bom buscar mais conhecimentos além das aulas acadêmicas, é uma profissão muito ampla! Quando traçado um objetivo se dedicar a conhecer mais afundo é um diferencial”, completa Letícia. 


Além de contar com um corpo docente qualificado, com experiência no mercado de trabalho, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem laboratórios equipados, aulas práticas, visitas técnicas, e a tradição da Toledo Prudente na oferta do ensino de qualidade.


“O curso foi muito dinâmico, participamos de aulas práticas, visitas, conhecimentos aplicados na prática, não só para a formação em Arquitetura e Urbanismo, mas para a formação humana”, comenta Costa.


E ah, aqui vai uma dica! Se você tem interesse em atuar na área, é preciso dar início ao seu sonho agora mesmo: cursando a faculdade de Arquitetura e Urbanismo.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp


Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente!


Vestibular com inscrições abertas!