EXCELÊNCIA

Toledo Prudente se destaca entre as 30 melhores do país em Competição Brasileira de Direito

Alunos foram submetidos a várias etapas classificatórias na temática de Direito Penal e Direito Processual Penal.

Mariane Peres

17/09/2021

Mais uma vez, entre os melhores do país, o curso de Direito da Toledo Prudente foi destaque na II Competição Brasileira de Direito e Processo Penal. Compondo duas equipes, os alunos do Centro Universitário desenvolveram defesas escritas e orais, de um caso hipotético, na temática de Direito Penal e Direito Processual Penal. Participaram desta disputa as mais renomadas instituições do Brasil.

Na atividade, é simulado um julgamento perante aos tribunais brasileiros, na qual os estudantes são submetidos a várias etapas classificatórias, conforme explica o coordenador de mobilidade e competições, Lucas Octávio Noya dos Santos.

“Foi realizado um processo seletivo para definir as equipes. Em seguida, os alunos passaram a fazer pesquisas em lei, doutrina e jurisprudência para elaborar as teses jurídicas que integrariam os memoriais, no caso, as defesas escritas”, ressalta.

Ainda segundo ele, cada uma das equipes precisou elaborar duas peças escritas, sendo uma para acusação e outra para a defesa. “Após a avaliação dos memoriais por uma banca especializada, somente as 30 melhores equipes foram classificadas e avançaram para a rodada de sustentações orais”, pontua.

Participaram das equipes os seguintes alunos da Toledo Prudente:

Equipe 01

Representante: Fernando Martins Xavier de Almeida

Demais competidores:

Brenda Zopolato Fante e Silva

Bruno Gumiero

Daniel Ramos Pereira Ferreira

Julio Cesar dos Santos Silva

Lorena Novaes Meira

Lucas De Souza Gonçalves

Raphael Silva Bernardes

Equipe 02

Representante: Fernando Iacia Torres

Aline Souza da Silva

Carolina Passarelli de Menezes

Júlia Polido Barreto

Matheus das Neves Vidal

O professor do curso de Direito, Matheus Sanches, pontua que a conquista dos alunos reflete o empenho e compromisso dos interessados, bem como, a confiança que a Toledo Prudente conferiu aos participantes.

“É um procedimento complexo que exige preparação e uma base muito sólida sobre as ciências criminais, sendo que este último item é mérito de todos os professores da Toledo Prudente que, desde o primeiro termo, preocupam-se em criar e oxigenar um raciocínio crítico nos alunos para resolução de conflitos a serem enfrentados no mercado de trabalho”.

Resultado

O resultado classificatório foi divulgado nesta quinta-feira (16), comprovando a excelência do curso de Direito da Toledo Prudente, que se consagrou entre os 30 melhores do país.

As equipes foram formadas e orientadas durante todo o processo de preparação pelos professores: Gabriel Teixeira, Matheus Sanches e Lucas Octávio Noya dos Santos.

A competição teve início em maio, com a abertura das inscrições. Já as disputas orais serão nos dias 10, 11 e 12 de novembro.