NOVAS EXPERIÊNCIAS

Toledo Prudente retoma as aulas com modelo Hi-Flex

Respeitando a capacidade estipulada pelo Plano de Retomada, alunos podem optar pelo ensino presencial ou remoto.

Laís Ernesto

17/08/2021

Pouco a pouco eles foram chegando, olhares atentos, alguns ansiosos por conhecerem os professores e o campus pessoalmente pela primeira vez, outros em reviver a experiência de uma sala de aula. Nesta segunda-feira (16), após duas semanas do início das aulas, a Toledo Prudente deu início às aulas no modelo Hi-Flex, permitindo que o campus receba alunos, adotando todos os protocolos de segurança.


A reitora da Toledo Prudente celebra a data, que marca o início de uma nova fase. “Temos alunos no campus, vivendo a experiência, mas também, aqueles que participam de casa, acompanhando o aprendizado com qualidade. É um dia de comemoração para a Toledo Prudente que, com muito cuidado e planejamento, se preparou para receber os estudantes”, comenta. 


O que o Hi-Flex? 

O modelo Híbrido-Flexível permite que o professor ministre a aula, simultaneamente, para alunos presenciais e remotos, com muita qualidade de som e imagem. A inovação é permitida graças ao investimento em tecnologia, com a aquisição do “Poly Studio”.


LEIA TAMBÉM!

Confira os horários de atendimento dos setores da Toledo Prudente

Engajadas na luta social feminina, alunas da Toledo Prudente arrecadam absorventes para doação


O equipamento atende comandos de rastreamento de voz e Inteligência Artificial, acompanhando o professor enquanto ele se desloca pela sala. Automaticamente, ele também tem a função de zoom, que foca no rosto do professor e abre para filmar toda a lousa. 


Planejamento 

Antes mesmo do início das aulas no modelo, a instituição passou por duas semanas de testes e adaptações para que o retorno fosse seguro e confortável para alunos e professores. De acordo com a analista pedagógica da Toledo Prudente, Mariana Custódio, durante os testes, houveram ajustes tecnológicos, orientações para os docentes de como fazer a mediação com a ferramenta tecnológica, entre outras. 


“A expectativa é bastante positiva, vai ser uma experiência boa para os alunos que estão presentes e para os que continuam de casa. A Toledo Prudente está preparada para receber os alunos, tanto no quesito segurança e cuidados, quanto no de suporte pedagógico”, explica Mariana. 


Experiências e expectativas 

Os estudantes aprovaram a iniciativa em permitir a escolha do presencial ou remoto. Alguns, que conheceram o campus pela primeira vez, como a aluna do curso de Direito, Aienny Gyorfi, se empolgaram com a nova rotina. “É uma experiência nova, de estar em um ambiente assim, todos estão se cuidando, sem aglomerações. Percebo que aqui é tudo muito limpo, todos estão mantendo o distanciamento e, sempre que precisamos, encontramos álcool em gel”, salienta a discente. 


“Eu escolhi vir hoje porque é totalmente diferente do ensino remoto, estar em contato com os professores, tirar as dúvidas e interagir na aula”, completa Aienny. 


A professora e coordenadora dos cursos de Engenharias e Arquitetura, Julia Fernandes Guimarães Pereira, acredita que a preocupação com a segurança do campus, tem sido um destaque dessa retomada. “A Toledo Prudente se preocupa com alunos, funcionários e professores, vemos que a retomada tem sido planejada, então é uma felicidade poder retornar com todos esses cuidados”, destaca. 


“Ainda mais com o modelo Hi-Flex eles têm a possibilidade de escolha, eles podem participar presencialmente ou continuar assistindo as aulas de maneira remota”, confirma Julia. 


Já para a professora do curso de Direito, Ana Carolina Greco Paes, a experiência do primeiro dia de aula no modelo Hi-Flex possibilita a interação nas aulas. “Há algumas coisas que só a interação pessoal permite, a possibilidade de olhar de novo nos olhos de cada um é incrível, apesar de não conseguirmos ver o rosto todo, foi muito bom poder olhar nos olhos, ver como os alunos são, é lindo olhar a sala com pessoas. A educação só faz sentido porque é com e para as pessoas”, acrescenta. 


Retomada 

O Plano de Retomada da presencialidade da Toledo Prudente tem como pilares: saúde em primeiro lugar, com a intenção de reduzir riscos de contaminação; leis e normas que devem ser seguidas; garantia de aprendizagem significativa e integralidade do ensino; e continuidade da formação da carreira profissional dos alunos.


Confira o Plano de Retomada da Toledo Prudente!