PESQUISA

Saúde e Ciência estão entre os temas do ETIC 2021

Profissionais com experiência internacional, Rafael Zambelli e Thiago Rojas, abordarão a ciência fora dos laboratórios e produções em tempo recorde.

Mariane Peres

27/08/2021

Vivência acadêmica com muita interatividade e network, assim será o XVII Encontro de Iniciação Científica “Prof. Dr. Sebastião Jorge Chammé” (ETIC), da Toledo Prudente. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, das mais diversas áreas de estudos, incluindo, a Saúde e a Ciência. Estes dois segmentos que mostraram, ainda mais, sua eficiência quanto à pesquisa diante à pandemia de Covid-19.


QUERO PARTICIPAR DO ETIC!


Entre os participantes, estará
o doutor Rafael Zambelli de Almeida Pinto (FOTO 1), que é fisioterapeuta, professor adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG, editor chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy e secretário do International Society of Physiotherapy Journal Editors (ISPJE).

Conforme ele, os participantes do ETIC, tanto alunos da Toledo Prudente, quanto estudantes e pesquisadores de outras instituições, terão a oportunidade de expandir o letramento científico. “Estudantes são os futuros profissionais, e, portanto, são eles os grandes responsáveis por disseminar a importância da ciência para a nossa população”, ressalta.

Ainda segundo Rafael, que abordará o tema “Pesquisa clínica em saúde: qualidade e transparência”, por meio de sua palestra, ele pretende “desmistificar a ideia que a ciência é pra poucos e se restringi aos laboratórios”.

LEIA TAMBÉM
Confira a programação do ETIC 2021 da Toledo Prudente
ETIC 2021 está com inscrições abertas para ouvintes e expositores


A ciência pode sim ser aplicada e ser feita no nosso dia a dia e beneficiar os profissionais de saúde e, principalmente, os pacientes. Existem diversas ferramentas disponíveis para preparar e guiar pesquisadores, assim como, treinar futuros pesquisadores sobre como conduzir ciência de alta qualidade”, explica.

Quem também irá contribuir com intercâmbio de conhecimentos nessa área será o doutor Thiago Rojas Converso (FOTO 2), professor e pesquisador da Universidade São Francisco, com doutorado em Biotecnologia pelo Instituto Butantan, além de vasta experiência em pesquisas pelo mesmo instituto.

Ele, que trará o tema “Tecnologia na ciência: Covid-19 e as vacinas em tempo recorde”, aponta que eventos como o ETIC são importantes meios de divulgação da produção científica realizada pela instituição, assim como por pesquisadores da região. As palestras voltadas para a área da saúde trarão um tema super atual e a expectativa é de que o público participe e consiga tirar todas as dúvidas”, aponta.

O professor e pesquisador ressalta que sua abordagem tem como objetivo tirar as dúvidas sobre as vacinas, como exemplo, da Covid-19, que é um tema bem recente e ainda provocam curiosidades.

“Abordarei o tema do desenvolvimento das vacinas em tempo recorde e das diferentes tecnologias aplicadas para o desenvolvimento das mesmas, tentando esclarecer as principais dúvidas, assim como, estimular a população a aderir à campanha nacional de vacinação”, finaliza.

O ETIC da Toledo Prudente acontecerá neste ano nos dias 22 e 23 de setembro, de forma online, ao vivo e totalmente interativa. Mais informações e para realizar a inscrição, clique aqui