LAZER, SABOR E CONHECIMENTO

Toledo Prudente oferece workshop “Arte do Churrasco” com carnes nobres

Evento, que será ofertado pela Educação Continuada junto à Gastronomia, ocorrerá no dia 26 de junho e contará com apostila e material para uso individual.

Mariane Peres

11/06/2021

Não há dúvidas de que o churrasco é uma das maiores paixões nacionais, seja para reunir familiares, amigos, ou até mesmo, saborear um delicioso prato. E para te ajudar com os cortes das principais carnes nobres e ainda proporcionar um momento de lazer, respeitando todos os protocolos de segurança, a Toledo Prudente, por meio da Educação Continuada e do curso de Gastronomia, oferecerá o workshop “Arte do Churrasco”. O evento prático será ministrado pelo chef e embaixador da carne bovina da Raça Araguaia, Paulo Fernandes.

Durante o curso na “Cozinha de Marlene”, que terá duração de oito horas e ocorrerá no sábado, 26 de junho, os participantes receberão orientações que vão das mais simples até “a como preparar o melhor churrasco da vida”. Entre os conteúdos, está a defumação de Brisket, o corte que está fazendo sucesso devido ao sabor e suculência.

QUERO ME INSCREVER!

Além da oportunidade em se tornar um expert no churrasco por meio deste workshop exclusivo da Toledo Prudente, os participantes terão um dia descontraído de entretenimento, mantendo todos os cuidados e distanciamento necessários. Os presentes ainda poderão degustar os cortes preparados, linguiças e acompanhamentos, assim como saborear e aprender sobre a harmonização, que é a combinação de pratos e bebidas. 

Outro diferencial deste workshop é que os alunos receberão apostila e material para uso individual, além de acesso a utensílios próprios para cada tipo de corte.

Conforme o chef, que é especialista em Enogastronomia e Tecnologia em Gastronomia, barista master, sommelier e embaixador da carne bovina da Raça Araguaia, Paulo Fernandes, o curso reunirá as principais técnicas e tendências para o preparo de diferentes tipos de carnes nobres, priorizando o sabor e suculência de cada corte.

“Durante o workshop os participantes poderão compreender os métodos de cocção aplicados ao churrasco, além de aprofundamento na explanação de tipos de carnes e seus cortes, participando do preparo de cocção e finalização, e também de técnicas emblemáticas do churrasco”, afirma.


O evento "Arte do Churrasco" contará com parceiros para deixar o dia ainda mais "saboroso", sendo eles:
- Cervejaria Suinga
- Empório CantaGallo
- Manga Rosa - Quitutes e Biritas

Veja os temas abordados no workshop exclusivo:

- Apresentação do curso e definições – métodos de cocção e seus desdobramentos no churrasco;

- A carne – tipos de carne e seus cortes;

- Maturação e processos de guarda de carnes – dryaged, cura, salga;

- O papel do fogo como difusor de temperatura;

- A defumação, tipos de madeira e processos de controle;

- Tipos de churrasqueira;

- Preparo de: Brisket, pastrame, dry rub, fogo de chão e cortes de parrilla;

- Acompanhamentos para churrasco;

- Degustação e harmonizações.

O evento, que faz parte da Educação Continuada do Centro Universitário, ocorrerá no sábado, 26 de junho, das 8h às 16h, e contará com o investimento de R$ 300. O valor poderá ser pago por meio de boleto bancário, em uma única parcela, ou parcelado em até três vezes no cartão de crédito.

Confira o cronograma da “Arte do Churrasco”

8h –  Café da manhã 

8h30 – Início –  “Fogo de Chão” e gaiola com legumes 

9h –  Brisket – início de defumador

10h – Embutidos e linguiças        

11h – Cortes de carnes, maturação e métodos de cocção

13h – Início das cocções dos embutidos           

14h – Brisket 

15h – Finalização do “Fogo de Chão”, gaiola com legumes e dos acompanhamentos 

16h – Parrila e cortes rápidos   
 

Serviço: mais informações sobre o workshop exclusivo “Arte do Churrasco” podem ser obtidas por meio do telefone (18) 3901-4000.