Entretenimento ou Negócio?

Sistemas de Informação oferece bate-papo sobre games e plataforma de dados

Muito além da diversão, mercado de games gera centenas de empregos e rentabilidades que atraem os jovens por associar jogos, tecnologias e dados.

Paulo Sereguetti

18/05/2021

Quando a sua mãe disser que jogar videogame não dá futuro, mostre essa reportagem para ela e a convide para seu próximo jogo. Pensando nesse mercado promissor, o curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente realizará nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, um bate-papo sobre o universo dos games.

A atividade é gratuita e terá como tema “Games & Data: Criando uma plataforma de dados do game Dota2”. A organização fica por conta da professora Ana Paula Zanelato e o convidado será Téo Calvo, que é bacharel em Estatística, pós-graduado em Data Science & Big Data. Atualmente ele é Head de Dados na Gamers Club, tendo passado por empresas como Via Varejo, Grupo Boticário, SAS Institute e Tapps Games. Além disso, Calvo gosta muito de compartilhar seus aprendizados com a comunidade em seu Twitch (twitch.tv/teomewhy) e aulas pela ASN.Rocks.

Quero me inscrever!

A atividade será online e as vagas são limitadas! Alunos do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente não precisam se inscrever.

Com a pandemia, o mercado de games cresceu 140% no Brasil, conforme estudo realizado pela Visa. Já a desenvolvedora de games Etermax registrou, em 2020, um crescimento de 120% em usuários ativos diários, 25% acima da previsão original. A Global Games Market Report afirmou que a receita mundial, de 2020, ultrapassou os US$ 174,9 bilhões.

Dessa forma, pode-se afirmar que a indústria de games é uma das poucas que passaram longe de qualquer crise.

“Para quem sempre foi apaixonado por games e computadores, nada melhor do que unir a profissão com um hobby. Hoje, com o avanço das tecnologias me propus a criar uma solução mais robusta, voltada à engenharia de dados. É essa solução que vou apresentar em nosso encontro, no qual poderei compartilhar os desafios e os resultados obtidos durante este caminho”, diz Calvo.

Ainda de acordo com o convidado, o bate-papo deve servir de motivação para aqueles que almejam entrar no mercado de trabalho na Área de Dados. Segundo Téo Calvo, a busca por profissionais capacitados só cresce em diferentes indústrias, como: varejo, financeiro, agropecuária, telecomunicações, marketing, e claro, games! Há muitas oportunidades para Analista, gerando insights a partir dos dados; Cientista criando modelos preditivos; e Engenheiros para construir toda plataforma de dados e ETLs.

A professora Ana Paula Zanelato afirma que somos produtores e consumidores de dados. Diariamente, são gerados milhões de terabytes. Estes dados são gerados pelas redes sociais, sites, sistemas ERP, internet das coisas, inclusive os jogos.

“No mercado de jogos, os dados coletados podem aumentar a experiência do usuário e oferecer novos jogos que sejam mais assertivos, bem como, o desenvolvimento de games imersivos, que são capazes de manter a atenção por mais tempo. Entretanto, estes dados precisam ser estruturados para que possam ser úteis no processo de tomada de decisões das empresas. Esta é a finalidade da palestra, que busca beneficiar a coleta das informações para aumentar a segmentação, alcance e aceitação do mercado de jogos”, afirma.

Sobre o jogo

Dota 2 é um jogo eletrônico gratuito do gênero batalha multijogador, desenvolvido pela produtora Valve Corporation como sequência do Defense of the Ancients. A versão 2 foi acolhido pela Valve, com parceria com o designer de jogos e produtor original IceFrog; a ser lançado mundialmente de forma profissional.

Dota começou como uma modificação para Warcraft III e cresceu, sendo um dos games online mais jogados do mundo. Seguindo a tradição de Counter-Strike, Day of Defeat, Team Fortress, Portal e Alien Swarm, Dota 2 é o resultado da Valve em contratar os desenvolvedores da comunidade que construíram o mod e dando-lhes a oportunidade de finalmente construir um produto completo de sua ideia, com a ajuda de uma equipe profissional de desenvolvedores e artistas de Valve.

O jogo é baseado em partidas no modo online e offline, em cada uma delas o objetivo é derrotar a equipe adversária e, para isso, é, indispensavelmente, necessário destruir o Ancestral (Ancient), que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades (chamadas de criaturas) que percorrem os caminhos principais do mapa (chamadas de trilhas) que levam às suas bases.