DIA DAS MÃES

Mães optam pela EAD para conciliar estudos e maternidade

Realizar o sonho de cursar uma faculdade se tornou possível com a flexibilidade da educação a distância.

Laís Ernesto

08/05/2021

A Educação a Distância (EAD) tornou-se uma opção para quem deseja flexibilizar e organizar os estudos, conforme a rotina de trabalho e social. Com a oportunidade de cursar no ensino superior e com qualidade, muitas mães optam pela EAD para conciliar o sonho com a maternidade.

O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que 58% das pessoas matriculadas em cursos EAD são mulheres. O Censo Abed, da Associação Brasileira de Educação a Distância, mostra que o perfil estudante da educação a distância tem, em sua maioria, 39,3%, entre 26 e 30 anos e, 37%, entre 31 e 40 anos.

Claudia Pires Costa é uma delas. A estudante do 3º termo do curso de Pedagogia EAD da Toledo Prudente concilia a rotina de estudos, trabalho e família. Claudia conta que a organização é fundamental para manter tudo em dia.

“Trabalho meio período em um consultório médico e, no período da tarde, invisto no desenvolvimento intelectual, criativo e espiritual das minhas filhas. E à noite, curso Pedagogia, normalmente umas três horas. Paralelo a isso, cuido da minha casa, do meu marido e faço trabalho voluntário na comunidade onde moro”, conta.

Maria Suzana de Mezas, mãe da Sabrina, de 14 anos, está no 3º termo do curso de Ciências Contábeis EAD da Toledo Prudente. Além dos estudos e da rotina da família, ela trabalha em um escritório de contabilidade.

“Sempre tive o sonho de fazer uma faculdade, mas, ao pensar na rotina, me desanimava. Quando soube que a Toledo Prudente iniciou a EAD, foi a minha solução, não pensei duas vezes para me matricular, pois consigo fazer no meu horário, sem atrapalhar minhas rotinas diárias”, explica.

Rotina

“Confesso que não é fácil, mas compensador. Acordo todos os dias às 4h para estudar e vou até 6h30, depois, sigo minha rotina de casa e do trabalho das 8h às 18h, onde coloco em prática tudo que estou aprendendo no curso”, fala Suzana.

Claudia acrescenta que manter a rotina é importante para cumprir os objetivos. “Tenho uma filha de 11 anos, a Letícia, e outra de 7, a Gabriela, elas amam o fato de a mãe ser professora um dia, então quando estou estudando, elas evitam me chamar. Não é fácil conciliar, pois elas fazem muitas atividades fora da escola, mas é totalmente possível”.

EAD que une

Diferente do que muitos pensam, estudar a distância pode sim ser uma forma de unir a família. Na casa de Claudia não é diferente. “Com muitas atividades online, nos sentamos em volta da mesa, cada um com seu computador, pois meu marido também estuda a noite, e, na verdade, é muito gostoso! Até a cachorra se junta a nós”, termina.

Para quem busca a oportunidade de organizar a rotina da melhor forma e se formar em um curso de qualidade, a educação a distância, sem sombra de dúvidas, é uma opção que agrega muitos valores.

Por que estudar EAD?

E é pensando em muitas Claudias e Suzanas que a EAD da Toledo Prudente conta com diferenciais que contribuem com a formação efetiva do profissional. Com cursos nas áreas de Educação, Negócios e Tecnologia, o Centro Universitário investe em infraestrutura, professores qualificados, uma plataforma simples e completa, entre outros pontos.