INTERNACIONALIZAÇÃO

Juliana Ishida, de Engenharia de Produção, faz intercâmbio em Portugal

A estudante foi contemplada pela bolsa Santander Ibero Americanas e estudará na Faculdade de Engenharia de Porto.

Laís Ernesto

11/05/2021

O intercâmbio é uma excelente oportunidade para que alunos dos cursos de graduação possam ter acesso a culturas estrangeiras. Juliana Pöschl Ishida, aluna do 9º termo do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente, está em Portugal para fazer seu intercâmbio de seis meses. 


A estudante, que recebeu a bolsa Ibero Americanas, oferecida por meio da parceria entre o Santander e o Centro Universitário, cursará na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. “As aulas começaram em fevereiro de modo remoto, então consegui acompanhar tranquilamente. No dia 19 de abril, as aulas práticas começaram de forma presencial, então embarquei para Portugal”, conta. 


Ela fala que o intercâmbio estava marcado para 2020, porém, com a pandemia da Covid-19, foi adiado para este ano.  


LEIA TAMBÉM

Toledo Prudente comemora 60 anos com edição especial do “Festival Fica em Casa”

Toledo Prudente abre inscrições para Vestibular Online

 

Sobre o curso  

Juliana realiza quatro disciplinas na Faculdade de Porto: Gestão da Produção, do curso de Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial; Investigação Operacional; Sistemas de Apoio à Decisão; e Sistemas de Qualidade e Fiabilidade, do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores.  


“Pretendo estudar estas matérias, mas também conhecer os lugares aqui de Porto e próximos à cidade”, conta.  


Experiências  

Além de agregar conhecimento teórico à sua futura profissão, Juliana acredita que o intercâmbio proporcionará o acesso a novas culturas. “A experiência é maravilhosa, por mais que seja a mesma língua, há muitas coisas diferentes. Com certeza, o intercâmbio contribuirá com a minha carreira, tanto no âmbito profissional, como pessoal, aprendendo a lidar com diversas situações, conhecendo uma cultura e convivendo com pessoas diferentes.  


A aluna divide a residência universitária com 11 pessoas. “Todos são brasileiros, mas cada um de um lugar do Brasil. Isso, por si só, é uma grande experiência, mesmo não estando no Brasil, convivo com pessoas do país todo. São de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Santa Catarina e outros", destaca Juliana. 


O programa  

O Programa Santander Ibero Americanas tem o objetivo de propiciar aos alunos de graduação a oportunidade de acesso às culturas estrangeiras e o incremento da qualidade na formação dos estudantes.  


O programa atende alunos da graduação nas modalidades presencial e EAD, e oportuniza a realização de cursos em renomadas universidades ibero-americanas, nos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal e Uruguai.