TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Direito da Toledo Prudente comemora 60 anos neste sábado (29)

Após formar 100 turmas , curso comemora resultados, como, alto índice de aprovação em concursos e detenção de todos os Selos OAB Recomenda, comprovam excelência.

Mariane Peres

29/05/2021

O Direito da Toledo Prudente comemora os primeiros 60 anos de existência, chegando a 100ª turma, que recebeu o nome de “Milton Pennacchi”. Desde 29 de maio de 1961, ano de sua abertura, o curso já formou milhares de profissionais com carreiras sólidas, que atuam no Brasil e no exterior.


E todo esse legado de excelência em ensino, se deve aos seus muitos investimentos e diferenciais. Nesta reportagem exclusiva, será possível conhecer as origens do curso de Direito do Centro Universitário, que se destaca em âmbito nacional e internacional.
 

Curso pioneiro em Presidente Prudente
 

Em março de 1961, foi inaugurada a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) particular em Presidente Prudente. Doutor Antônio Eufrásio de Toledo [in memoriam], o Bandeirante do Ensino; e Milton Pennacchi [in memoriam], o jovem e braço direito do educador, transformaram a capital da Alta Sorocabana, proporcionando educação de qualidade e movimentando a economia.

O curso de Direito teve sua abertura oficial em 13 de maio do mesmo ano. A aula inaugural, em 29 de maio, marcou o início de um sonho para milhares de jovens da região. Na data, estiveram presente diversos convidados ilustres, entre eles autoridades políticas, como o prefeito da cidade na época, Luiz Ferraz de Sampaio, e o vice, Hugo Lacorte Vitale e vereadores, como, Watal Ishibashi.

A primeira turma levou o nome do desembargador “Dalmo do Valle Nogueira”, que também esteve presente na primeira aula do curso. Na época, com 67 alunos divididos em duas salas, sendo uma no período da manhã e a outra a noite.

A graduação dos primeiros profissionais formados pela Toledo Prudente aconteceu em 1965, tendo como diretor, o Doutor Waldemar de Faria Motta; patrono, o Doutor Aniceto Lopes Aliende; reitor e paraninfo, o Doutor Antonio Eufrásio de Toledo e secretário geral, Milton Pennacchi.

O início de um sonho

O sonho pela carreira profissional motivou a egressa da primeira turma de Direito da Toledo Prudente, Ivone Wagna Marques Moreira (FOTO 3), hoje com 78 anos, a ingressar na graduação. Com diversão, ela relembra o ano que entrou na instituição, assim como, as dificuldades devido à falta de recursos da época em Presidente Prudente.

“Estudar na Toledo Prudente era muito divertido. Mas, para chegar era complicado. Não tinham ônibus e apenas dois colegas de sala tinham carro próprio. Nós nos revezávamos para pegar carona e não perder as aulas”, conta aos risos.

A procuradora estadual aposentada, que exerce a função de advogada nos dias atuais nas áreas de comércio e meio-ambiente, disse que deu um “jeitinho” para facilitar os estudos. “Não existia internet naquela época e nem tínhamos bibliotecas na cidade para realizar pesquisas. Então, eu pegava livros de advogados já formados, os resumia e fazia apostilas para compartilhar os colegas de sala”, revela.

E foi no curso de Direito da Toledo Prudente que Ivone encontrou seus dois amores: a profissão e seu marido. “Nós brincávamos que tínhamos entrado para o ASA, que significava ‘Agarre Seu Advogado’, pois saíram alguns namoros da nossa turma”, relembra.

Ivone se casou ainda durante a graduação, no terceiro ano de faculdade, em 1963, com Aylton Marques Moreira, que faleceu após 56 anos de união.

Para ela, ter feito parte da primeira turma de Direito e de todo o legado da Toledo Prudente é motivo de orgulho. “Muitos professores, assim como os alunos, eram calouros e, juntos, pudemos aprender e compartilhar conhecimentos uns com os outros. A Toledo Prudente é uma instituição a qual nos orgulha em dizer que nos formamos nela”, conclui.

Formação sólida 

  

O nome do Centro Universitário é levado para todo o país e, até mesmo, para fora, devido à atuação dos inúmeros profissionais graduados pela instituição. Por ofertar um vasto campo, o curso de Direito da Toledo Prudente já formou advogados, analistas jurídicos, delegados, promotores, desembargadores, juízes, entre outros.
 

“Os concursos públicos estão entre os destaques da Toledo Prudente devido à alta aprovação. Anualmente, são vários os egressos que ingressam em carreira pública. Em um breve levantamento, na região de Presidente Prudente, cerca de 70% dos magistrados se formaram no Centro Universitário”, afirma o coordenador do curso de Direito, Doutor Sérgio Tibiriçá Amaral (FOTO 4).
 

Com cinco anos de duração, esta graduação prepara os alunos com formação humanística, senso jurídico, visão atualizada, somando tradição em ensino à tecnologia e inovação.
 

Isso porque, além de qualificar os estudantes para enfrentar os desafios e competitividades do mercado de trabalho, o curso de Direito da Toledo Prudente oferece grade curricular diferenciada, que impacta diretamente nos altos índices de aprovação em concursos públicos.

Só para se ter uma ideia, em 2019, o Centro Universitário, mais uma vez, confirmou sua tradição sendo a instituição que mais aprova na OAB, atingindo 70% na região de Presidente Prudente. Já a nível do Estado de São Paulo, enquanto a média de aprovados em outras faculdades é de 30%, a Toledo Prudente supera os 50%.  


Com emoção, a reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado (FOTO 5), se diz honrada por estar continuando o legado de oferecer educação com excelência. "Nasci e cresci no berço do ensino superior. Sempre ouvi meu avô, Antônio Eufrásio, e meu pai, Milton Pennacchi, dizerem 'a educação na Toledo Prudente tem que ser de qualidade para transformar a vida das pessoas', independente dos desafios", relembra. 
 

Ainda segundo ela, desde que assumiu a reitoria da instituição, todos os seus esforços têm sido concentrados no objetivo de transformar pessoas por meio da educação. "Assim eu procuro dar continuidade a este legado. Este ano de 2021 é histórico: são 60 anos da Toledo Prudente e milhares de jovens formados que tiveram suas vidas transformadas. Por coincidência, também podemos comemorar os 60 anos do curso de Direito e a centésima turma. Um grande orgulho e muitas memórias para recordar", diz. 

  

Além disso, o curso é o único na região de Presidente Prudente a deter todos os Selos OAB Recomenda, que é o maior indicador de qualidade do ensino jurídico do país. Ele é composto pelos resultados do Exame da Ordem e as notas atribuídas pelo Ministério da Educação (MEC). O Centro Universitário possui todos os seis Selos. Esta certificação ocorre a cada três anos, sendo oferecida pela OAB Federal, e contempla os melhores cursos de Direito do Brasil.  

 

O critério utilizado para obtenção do Selo é o resultado da participação dos alunos no Exame da Ordem, conforme o índice de aprovação, e no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). 

  

Tibiriçá Amaral ressalta que os resultados confirmam o alto nível de ensino, pois entre os cerca de 1.800 cursos no país, o Centro Universitário se destaca em 76º. 

  

“Nossa posição é de destaque. Se avaliarmos entre as privadas, estamos entre as melhores no Estado e do Brasil. A Toledo Prudente, mais uma vez, segue mostrando seus resultados, mantendo ainda todos os Selos OAB Recomenda, que refletem a dedicação dos professores e comprometimento dos alunos”, pontua o coordenador. 

  

Metodologia ativa

Antes mesmo de chegar à 100ª turma, o curso de Direito da Toledo Prudente já era destaque em todo o Estado de São Paulo por oferecer ensino prático. Em 1965, por iniciativa do Doutor José Cupertino D’Arce, que era professor do curso, foi fundado o Museu de Medicina Legal.

Atualmente, conhecido popularmente como uma espécie de “Museu do Crime”, o local possui um acervo com mais de 1 mil peças para análise e estudos referentes às disciplinas de Medicina Legal, Criminologia, Ciências Forenses, entre outras áreas jurídicas.

Já em 1995, é criado o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), que compõe o Núcleo de Prática Jurídica da Toledo Prudente (NPJ), e em 1997, o Fórum Simulado, todos em atividade nos dias atuais.

O NPJ é um setor dentro da faculdade de Direito do Centro Universitário responsável pela qualificação prática e também pelos estágios obrigatórios. Por meio do Núcleo, ainda durante o curso, os estudantes atuam com atendimento aos assistidos e prestação jurisdicional em convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ativo desde 2010 para atendimento da população hipossuficiente.
 

  sempre teve o espírito inovador, acompanhando as tendências do mercado de trabalho, por isso, mais uma vez, em julho de 2013, esteve à frente liderando o pioneirismo na região: foi a primeira a atuar com o peticionamento eletrônico.
 

O Poder Judiciário adotou o Plano de Unificação, Modernização e Alinhamento (PUMA), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Diante da modernização dos fóruns, advogados e juristas podem distribuir, protocolar e consultar ações eletronicamente, de casa, do escritório ou de outros locais com acesso à internet.
 

E todo esse empenho, em formar profissionais aptos e qualificados, tem aberto portas internacionais, de acordo com o coordenador do curso de Direito da Toledo Prudente. 

“É importante ressaltar que temos muitos egressos brilhando no exterior em diversas áreas, como exemplo, no Direito Desportivo em Portugal e Inglaterra, e em instituições vinculadas à Organização das Nações Unidas (ONU) em diversas partes do mundo”.

Além disso, entre os diferenciais do curso de Direito da Toledo Prudente estão as competições. Desde 2009, as participações em eventos nacionais e internacionais só têm aumentado. Os alunos do curso de Direito da Toledo Prudente já participaram das seguintes competições internacionais: Inter American Human Rights Moot Court Competition, Concurso Junior de Derecho Procesal Constitucional e Jessup International Law Moot Court Competition, entre as muitas consultas e pareceres aprovados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), assim como, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Já entre as participações em competições nacionais, estão: Competição de Julgamento Simulado OAB e Pré-Moot UFPR.  


Homenagem a Milton Pennacchi

Como já dizia o saudoso Milton Pennacchi, “ninguém faz nada sozinho”. E foi assim que ele, conhecido popularmente como o empreendedor do ensino em Presidente Prudente, assumiu e executou com excelência a missão dada por Doutor Antônio Eufrásio de Toledo: transformar o Centro Universitário em uma instituição de referência no país.
 

Dos 60 anos da Toledo Prudente e do curso de Direito, ele esteve presente em 59 deles. Na maior parte deste período, como gestor, administrador e reitor. Depois de passar o comando às filhas: Zelly Machado, reitora; Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora administrativa, e Karmo Toledo, pró-reitora financeira, ele continuou pelos corredores do Centro Universitário dando conselhos, acolhendo e alegrando alunos, professores e colaboradores.
 

Tendo a simpatia como sua marca registrada, o Seo Milton, como era chamado por todos, impactou os alunos da 100ª turma de Direito que, infelizmente, não puderam tê-lo presente na colação de grau. Ele faleceu no dia 20 de setembro de 2020, em decorrência de problemas respiratórios.

Porém, sua memória e legado seguem vivos, por isso, os alunos da 100ª turma de Direito da Toledo Prudente a nomearam “Milton Pennacchi”. Ao longo dos 60 anos, foram muitas conquistas, resultados positivos e investimentos que serão eternizados com esta homenagem. 


Conheça os alunos formados na 1ª turma de Direito da Toledo Prudente:

Achelon Gomes Barbosa
Adirson Grotto Alaerte Palacio
Alexandre Aléssio Moretti
Angelo Geraldini Pittioni
Antonio Amancio de Sousa
Antonio Bitar Filho
Antonio Izaias Marcusso
Arlindo de Oliveira
Arthur Yves Rodrigues Nogueira
Aurelio Marques Aquilini
Aylton Marques Moreira
Benedicta Godoy de Oliveira Werloger
Camillo Maricato
Célia Aparecida Lacerda
Celso Gambale Claudomiro Teixeira
Clovis Moscardi; Daniel Innocentini
Decio Funari de Senna;
Delson Motta Monteiro;
Didior Augusto Jesus;
Dilma Camargo Ferreira da Silva;
Dilson Ferreira
Domingos Martin Andorfáto
Edwaldo Ribeiro
Elcioára Lima da Cunha
Emar Flávio Rodrigues Nogueira
Fayad Benjamin Tanure
Harley Bovolato Sant’Ana
Ippo Watanabe
Issamu Uyema
Ivone Wagna Marques Moreira
Jacy Minatti de Oliveira
João Batista Grosso
João Munhoz
João Tolosa de Almeida
Joffre Teixeira de Carvalho
José Antonio Salem
José Aurelio Barcellos
Jurandir Francisco Pinheiro Ramires
Lazaro Dias
Lázaro Garcia de Lima
Leonardi Bernardinelli
Lourdes Pires de Camargo
Luiz Carlos Martins
Luiz Gonzaga Dardes
Luiz Gonzaga Lopes de Campos
Marcelo Rozas Benguela
Maria Apparecida Ripari
Maria Zelia Bertolucci
Marlí Aparecida Meloni Bongiovani Martins
Miguel Molina
Odilon da Silva Espinhosa
Oscar José Fernandes
Oswaldo Pipolo
Paulo Silveira
Pedro Tacaci
Raulnildo Ramos Guerra
Reynaldo Domingues
Rinardo Sandoval de Lima
Sadao Meguro
Sebastião de Castro Filho
Sebastião Martins
Sidinei Mazeti
Tochicazu Miyazaki
Washington Luiz da Cunha Marcondes