NOVOS TIJOLOS

Engenharia e Sustentabilidade: inovações e oportunidades surgem todo dia

Consciência ambiental e reaproveitamento caminham juntas com os profissionais da área

Mariane Peres

01/03/2021

Cálculos, projetos e consciência ambiental são alguns dos fatores que caminham juntos com a Engenharia Civil, que preocupada com a sustentabilidade, tem desenvolvido pesquisas e projetos voltados à reutilização de materiais. Há bons exemplos espalhados em várias partes do mundo. Esses projetos são cada vez mais rentáveis e relevantes.

Como é o exemplo da engenheira Nzambi Matee que abriu uma fábrica em Nairóbi, no Quênia, para produzir tijolos resistentes, sustentáveis e de baixo custo a partir de resíduos de plásticos reciclados e areia.

Diariamente, a  fábrica Gjenge Maker produz 1.500 unidades do produto por dia. Conforme a fundadora Nzambi, este tipo de tijolo é quase cinco a sete vezes mais resistente que o concreto.

LEIA TAMBÉM
Melhor curso da região, Engenharia Civil da Toledo Prudente é também o 7º melhor do Estado

Engenharia Civil: empregabilidade entre os formandos de 2020 chega a 75%

Eles são produzidos a partir de uma mistura de diferentes tipos de plásticos, como polietileno de alta densidade, usados em frascos de leite e shampoo, polietileno de baixa densidade, utilizados para sacos de cerais ou sanduíches, e polipropileno, encontrados em cordas, tampas flip-top e baldes.

Os resíduos plásticos são misturados à areia, aquecidos e depois comprimidos em tijolos, que são vendidos a preços variados, dependendo da espessura e da cor. Desde sua fundação, em 2017, a fábrica já reciclou 20 toneladas de materiais descartados.

E essa preocupação em manter a sustentabilidade é, inclusive, uma realidade dos alunos do curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente. Segundo o professor, Elton Prado dos Reis, desde o início da graduação, eles são incentivados por meios de pesquisas e grupos de estudos a oferecerem propostas de reaproveitamento.

“Nós temos um grupo de pesquisa, especificamente, voltado para essa temática, que é o de ‘Desenvolvimento de novos materiais a partir de cargas residuais’. Os alunos trabalham com o entendimento de materiais reaproveitáveis, o processamento e a fabricação de novos”, explicou.

Ainda segundo Reis, desde 2015, quando houve o início do curso na Toledo Prudente, os estudantes são estimulados a buscar por soluções sustentáveis em prol ao meio ambiente.

“Já foram feitos estudos sobre o desenvolvimento de tijolos com restos de materiais de construção, produção de borracha a partir de cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, reaproveitamento da palhada de soja para extração de celulose e fabricação de tinta, utilização de grafite para compostos de materiais elétricos, criação de argamassa por meio da areia de fundição, entre outros”, explicou.

Por ser uma área em crescente ascensão, a Engenharia Civil oferece um leque de opções para atuação profissional, sendo desde projetos para edificações e criação de grandes centros, até tecnologia, inovação e empreendedorismo por meio da produção de materiais. Para saber mais informações sobre o curso, clique aqui!