OPORTUNIDADE

“Eu aprendi a me valorizar”: veja como a Gastronomia transforma vidas

Movidos pelo objetivo de abrir o próprio negócio, alunos da Toledo Prudente compartilham motivos pelos quais vale a pena investir no curso.

Bárbara Munhoz

20/12/2021

Manusear alimentos, aprender técnicas, selecionar temperos, testar novos sabores. Essa é a rotina dos alunos do curso de Gastronomia da Toledo Prudente, que oferece, para além do aperfeiçoamento de métodos, uma visão ampla do cenário gastronômico: de gestão à investimento, liderança e análise de mercado; diferenciais que destacam profissionais em um vasto e promissor campo de atuação.  


Com a chegada de 2022, a expectativa é que o mercado se aqueça ainda mais, dando continuidade ao movimento iniciado em meio à pandemia, que elevou os níveis de consumo de produtos e serviços alimentícios.

Essa realidade pode ser observada em uma pesquisa aplicada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e a consultoria Galunion, em que 56% dos respondentes afirmaram que sua marca obteve faturamento igual ou superior se comparado ao início da pandemia, evidenciando a alta do mercado para o gastrólogo mesmo diante desse contexto. 


Gosta de vídeo? Então clique


Frente ao cenário favorável, há outros benefícios que comprovam o motivo pelo qual fazer Gastronomia vale a pena. Para a aluna do Centro Universitário, Gislaine Souza, um deles é o crescimento pessoal.  


“Eu aprendi a me valorizar. Minha autoestima aumentou muito. Hoje, sou uma pessoa mente aberta, com várias amizades e muita vontade de continuar aprendendo”, revela a aluna recém-graduada que, após 28 anos longe das salas de aula, arriscou-se no universo gastronômico. Influenciada pelo filho, também chef de cozinha, Gislaine conta que sempre admirou essa área, mas não imaginava que, um dia, trajaria seu dólmã para aprender tudo sobre a culinária ao redor do mundo, além de aperfeiçoar técnicas e reviver emoções com o preparo dos pratos.  


Quero fazer Gastronomia!


“Quando completei 50 anos, quis fazer algo diferente. Na semana seguinte, a Toledo anunciou a abertura do curso. Fiquei animada, mas achei que não ia dar conta. Tive muito apoio da família, dos amigos e até das reitoras da universidade”, relembra a estudante que sempre gostou de cozinhar e inovar nas receitas em casa.  



Quero fazer vestibular!



Com relação ao futuro, Gislaine tem expectativa de abrir o próprio negócio junto ao filho que, atualmente, trabalha em uma rede de hotéis e resorts Bourbon, em Atibaia, interior paulista. “Tem que investir, porque vale a pena. Não é só ficar dentro de casa fazendo comida. Na faculdade, você cresce e aprende muito”, afirma. 

 

Ressignificando experiências


Evoluir. Para Caique Martinez, que acaba de concluir o 2º termo de Gastronomia da Toledo Prudente, esse foi o ingrediente que mais usou durante o curso. Isso porque antes de ingressar na faculdade, havia tido a experiência de ser dono de restaurante em um aplicativo de delivery.  


“Ao longo do curso, aprendi sobre gestão, investimento e análise do que vale ou não a pena e, hoje, estudo para abrir um restaurante físico ano que vem, com mais planejamento”, observa o aluno.  


Segundo Martinez, o investimento em Gastronomia vai além de aprender a cozinhar ou desenvolver receitas: é investir em aprendizado. Benefício que ultrapassa técnicas e foca na liderança de equipes, gestão do tempo e respeito mútuo.


“Quando você tem o dom e aperfeiçoa as técnicas na faculdade, você decola. A Gastronomia me repaginou. Agora, me preocupo com o cheiro, gosto e a textura dos pratos que preparo e, por isso, tenho uma base para tirar meu sonho do papel”, completa o futuro chef.  


Otimismo presente também entre 53% dos 560 entrevistados da pesquisa desenvolvida pela ANR, que compartilham a expectativa de fechar 2021 com lucro de suas marcas.  

 

Diferenciais  


O curso de Gastronomia da Toledo Prudente é realizado no período de dois anos e, dentre as disciplinas inseridas na grade, destacam-se Segurança Alimentar, Cozinha Brasileira, Bioquímica, Psicologia, Direito, Cozinha Internacional, Gestão de Pessoas, Bebidas e Harmonizações e Confeitaria.


Quero conhecer mais sobre o curso!


Sua estrutura é composta por ampla cozinha, denominada “Cozinha de Marlene”, com equipamentos modernos, além de laboratórios que auxiliam no aprendizado prático e teórico. “Aqui, somos desafiados a evoluir constantemente. O espaço é confortável, seguro e amigável”, realça Caique.  


Destaque-se no mercado de trabalho! Inicie em 2022 o sonho de ser um gastrólogo de sucesso com a Toledo Prudente.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!


Vestibular com inscrições abertas!