PROMISSORA

Gestão Financeira e jovens: match que deu certo!

Preocupados com o futuro, área tem conquistado a atenção dos mais novos; faculdade é a porta de entrada para mercado aquecido.

Bárbara Munhoz

21/12/2021

No setor bancário, comercial, industrial, público e até cultural, o mundo corporativo oferece oportunidades aos mais variados profissionais, dentre eles, o gestor financeiro. Espinha dorsal de instituições, ele é responsável por avaliar, organizar e propor ações às empresas, de modo que se mantenham em crescimento no cenário empresarial e, consequentemente, abertas a novos talentos. 


Afinal de contas, que organização não deseja lucrar mais e gastar menos? Cabe ao gestor financeiro solucionar essa questão!


Esse, inclusive, é um dos motivos que levam estudantes a cursarem Gestão Financeira, pois, além do aquecimento do mercado para o setor, durante a graduação, que dura em torno de dois anos, são habilitados em competências importantes à trajetória pessoal e profissional, como planejamento financeiro e orçamentário, tecnologia nas organizações e estratégias de investimentos; práticas que os acompanham em todos os termos.


Gosta de vídeo? Então clique aqui! 


Diante desse contexto, o boom das organizações corporativistas no Brasil possibilitou a alta empregabilidade dos profissionais da área, sobretudo gestores financeiros. Segundo números do Painel de Dados do Cooperativismo Financeiro, da Confebras, existem quase 14 milhões de cooperados, distribuídos em pouco mais de 800 cooperativas espalhadas pelo Brasil.


Nesse sentido, pessoas com idade entre 18 e 30 anos ocupam 15,6% desses cargos e, quanto ao tempo de filiação, 36,9% têm de 1 a 5 anos de empresa, maior percentual registrado; o que representa o caráter jovial dessas organizações. 


Quero fazer Vestibular!


Exemplo dessa realidade é a estudante do 3º termo de Gestão Financeira da Toledo Prudente, Luana Pavão. Sua paixão pela área bancária se deu em um estágio de dois anos, pelo Programa Jovem Aprendiz, em uma agência bancária; motivo por trás de sua escolha pela carreira financeira. 


“O curso de Gestão Financeira é excelente, pois oportuniza o trabalho em equipe. Assim, faz com que nós aprendemos com os outros também e lidemos com as diferenças de opiniões”, observa a jovem de 19 anos que, hoje, é estagiária na Sicoob Paulista.


Ela atua auxiliando nas aprovações cadastrais dos funcionários da cooperativa financeira que atende 2 mil municípios. “Imaginava que seria um processo mais demorado e superou todas as minhas expectativas. Só tenho a agradecer por tudo o que estou aprendendo. Fazer estágio é essencial para conhecer o mundo do trabalho”, afirma. 


Já para Gabriel Rodrigues, aluno do 4º termo, a decisão de cursar Gestão Financeira veio após a conclusão do curso de Administração, em 2020, também pela Toledo Prudente. A paixão pela área de Exatas contribuiu para dar continuidade à trajetória acadêmica, mas não só isso. 


“O que me motivou foi entender a importância do gestor financeiro para a organização, além de sua valorização e do amplo conhecimento em diversas áreas interligadas ao setor financeiro”, pontua, aos 27 anos. 


Ele conta que seu primeiro estágio na área, também em uma cooperativa de crédito, em 2018, foi possível graças às parcerias que o Centro Universitário tem com as empresas da cidade. Atualmente, trabalha como analista de recuperação de crédito, atuando com gestão de riscos. 


“Nunca imaginei que conseguiria algo tão rápido. Isso porque na época que decidi fazer estágio, eu trabalhava em outra empresa registrada, razão pela qual tive que abrir mão do salário naquele momento e absorver conhecimento. Hoje, colho os frutos dessa decisão”, afirma o cooperado da Sicoob Credivale. 


Quero fazer Gestão Financeira! 

 

Diferenciais 


O curso de tecnólogo de Gestão Financeira da Toledo Prudente tem duração de dois anos e acontece presencialmente, no período noturno. 


Dentre as disciplinas contempladas, estão Finanças Corporativas e Valor, Administração do Capital de Giro, Análise e Diagnóstico Financeiro, Estratégias de Investimentos e Financiamentos.


Há mais de cinco décadas a Toledo Prudente oferta um ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho. Destaque-se na área financeira! Inicie em 2022 o sonho de ser um gestor financeiro de sucesso.


Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp


Quero conhecer mais sobre o curso!


Vestibular com inscrições abertas!