SUSTENTABILIDADE

Como a Arquitetura e Urbanismo transforma o mundo?

“Profissão do futuro” possui mercado aquecido e avanço das construções sustentáveis revela cenário ainda mais promissor.

Bárbara Munhoz

29/12/2021

Qual é o futuro do mundo? Embora complexa, essa pergunta pode ter inúmeras respostas. Do ponto de vista prático, basta refletir sobre o futuro da arquitetura e urbanismo para se chegar à conclusão de que o setor já está transformando o planeta por meio da sustentabilidade.

Exemplo desse progresso é a posição que o Brasil ocupa no ranking mundial de sustentabilidade. Entre 180 países, ele é o 5º na classificação de edifícios sustentáveis – ou “verdes” –, segundo o sistema LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), criado pelo USGBC (United States Green Building)

Gosta de vídeo? Então clique aqui!

De acordo com Luiza Muñoz, docente de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, os cuidados com o meio ambiente e a eficiência no uso de recursos naturais são as principais tendências do mercado de trabalho arquitetônico para os próximos anos.

Quero fazer o Vestibular!

“Isso significa projetar contemplando sempre os aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais. Os projetos de arquitetura e urbanismo precisam ser capazes de gerar menores impactos e melhorar a qualidade ambiental urbana”, observa.

Hoje, o Brasil conta com pouco mais de 207 mil arquitetos e urbanistas atuantes. Somente no Estado de São Paulo, esse número chega a quase 87 mil, totalizando 41% dos profissionais registrados no sistema do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Mas, não se assuste! O número de arquitetos e urbanistas em exercício é alto, mas não superior à demanda do setor.

É por isso que nesse campo de atuação dinâmico e promissor, a expectativa é de que novos profissionais integrem o mercado de trabalho nos próximos anos. Evolução acompanhada de 2014 a 2018, quando houve um crescimento percentual médio do setor de 8%, segundo estatísticas do Anuário de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvido pelo CAU.

Por meio dessa repaginação, os olhares sobre as necessidades do mundo e das pessoas que o habitam também mudaram, fomentando a responsabilidade social dos arquitetos e urbanistas de garantir que seus projetos proporcionem impactos positivos no espaço urbano em diferentes aspectos, sobretudo, relacionados à sustentabilidade.

“É uma relação pautada na necessidade de se produzir um espaço urbano mais resiliente e igualitário e, consequentemente, com maior capacidade de adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. Além da adaptação, projetos arquitetônicos e urbanísticos que incorporam princípios da sustentabilidade contribuem também para a mitigação desses efeitos”, ressalta Luiza.

Ainda segundo a docente, a prática de arquitetura e urbanismo é totalmente integrada à realidade e, por isso, nunca deve perdê-la de vista, uma vez que as cidades são o cenário onde a vida se desenrola. “A área e seus projetos são grandes meios de transformação da realidade, de melhoria da vida urbana, da diminuição da desigualdade e da produção de cidades que sejam, de fato, feitas para as pessoas”, conclui.

Nesse sentido, cabe ao arquiteto e urbanista projetar, coordenar e monitorar processos inerentes à construção de casas, edifícios e demais espaços internos e externos, levando em consideração suas capacidades de traduzir e compreender as necessidades, funcionalidades e estética de cada local. Ele também pode realizar paisagismo e desenvolver projetos relacionados à valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico e à proteção do meio ambiente, sempre com uma visão humanística sobre a realidade.

Quero conhecer mais sobre o curso!

Se você se enquadra nesse perfil ou tem o desejo de aprimorar essas habilidades, não pode perder a chance de matricular-se no curso de Arquitetura e Urbanismo. Afinal, com o avanço das “green buildings” e o constante desenvolvimento de áreas urbanas, o mercado de trabalho para esses profissionais sempre se manterá aquecido.

Diferenciais

A graduação de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente tem duração de cinco anos e acontece presencialmente, no período diurno e noturno.

São diversos laboratórios tecnológicos equipados com materiais de construção civil, luminotécnica, hidráulica, desenho, informática, dentre outros, para aulas práticas de forma diferenciada e inovadora.

Dentre a disciplinas contempladas no curso, destacam-se Ambiente e Sociedade, Maquetes Virtuais, Projeto Design, Ergonomia e Acessibilidade, História das Cidades e Infraestrutura Urbana, Patrimônio Cultural, Conforto Ambiental: Acústico e Instalações Prediais.

Quero fazer Arquitetura e Urbanismo na Toledo Prudente!

Para a professora, o vasto leque de áreas de atuação é o principal motivo que leva estudantes a escolherem Arquitetura e Urbanismo. “A possibilidade de inserção no mercado de maneira autônoma ou em empresas e cargos públicos também é um ponto muito relevante”, afirma.

Inicie em 2022 o sonho de ser um arquiteto e urbanista com a Toledo Prudente, há mais de cinco décadas ofertando ensino de qualidade, pautado nas necessidades do mercado de trabalho.

Serviço: quer mais informações sobre os cursos de graduação da Toledo Prudente? Entre em contato por meio do WhatsApp!

Vestibular com inscrições abertas!