METODOLOGIA ATIVA
Tecnologia e pesquisa: Direito cria projeto para redes sociais
Trabalho, realizado por alunos do 2º termo da Toledo Prudente, contou com pesquisa de artigos científicos e gravações de vídeos para o Instagram.
Mariane Peres
17/09/2020
O curso de Direito da Toledo Prudente desenvolveu um projeto voltado aos alunos
do segundo termo envolvendo algumas coisas que eles gostam muito: redes
sociais, pesquisa e vídeos. Por meio da disciplina de Teoria Geral do Estado,
os estudantes pesquisaram artigos científicos, os relacionaram com o tema e
produziram gravações de vídeos com suas argumentações. A atividade exigiu as
habilidades de comunicação, postura investigativa e adequação de texto.
Conforme o professor do curso de Direito
da Toledo Prudente, Luis Fernando Nogueira, responsável pela elaboração do
conteúdo, trata-se de um Project Based Learning (PJBL), que em tradução livre
significa Aprendizagem Baseada em Projetos. “Os alunos entregaram um trabalho
composto por três etapas, sendo elas a pesquisa, o resumo e o vídeo
explicativo”, contou.
O objetivo desse projeto, de acordo com
o professor, foi transformar o processo de aprendizado, tornando-o mais ativo e
voltado a aplicação individual de ações que contribuem no aprofundamento da
matéria estudada já no início da graduação. “Trabalhamos alguns aspectos
importantes voltados à atuação na área jurídica: postura investigativa,
adequação da normalização do texto, capacidade de síntese, comunicação verbal e
perda da timidez, tudo aliado às redes sociais”, pontuou.
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Ainda segundo ele, os alunos tiveram que
pesquisar artigos científicos em revistas eletrônicas oficiais da área
jurídica, relacionando com a temática da sala de aula: Supremacia
Constitucional e Ordem Jurídica Constitucional.
“Eu validei cada trabalho, então, os
alunos puderam prosseguir para a próxima etapa, que foi a elaboração de um
resumo nos moldes do ETIC, fazendo a entrega pelo Portal do Aluno. Na
sequência, criamos um perfil no Instagram, o @portal.tge, para que os
estudantes pudessem publicar seus vídeos, de dois a três minutos de duração,
explicando o seu artigo e comentando, rapidamente, a relação com o tema da
aula”, explicou.
Nogueira ainda ressaltou que, por meio
desse trabalho, foi possível colocar em prática o tripé da educação, que são: o
ensino, por meio da aula expositiva; a pesquisa, devido à postura
investigativa, leitura de artigo e resumo formatado e a extensão, com a
socialização para o público em geral devido à publicação virtual.
“Pela
visualização dos vídeos, percebe-se o potencial dos alunos que se mobilizaram e
se engajaram nesse projeto. Fiquei muito satisfeito com o resultado e os
estudantes também”, finalizou o professor do Centro Universitário.