METODOLOGIA ATIVA

Tecnologia e pesquisa: Direito cria projeto para redes sociais

Trabalho, realizado por alunos do 2º termo da Toledo Prudente, contou com pesquisa de artigos científicos e gravações de vídeos para o Instagram.

Mariane Peres

17/09/2020

O curso de Direito da Toledo Prudente desenvolveu um projeto voltado aos alunos do segundo termo envolvendo algumas coisas que eles gostam muito: redes sociais, pesquisa e vídeos. Por meio da disciplina de Teoria Geral do Estado, os estudantes pesquisaram artigos científicos, os relacionaram com o tema e produziram gravações de vídeos com suas argumentações. A atividade exigiu as habilidades de comunicação, postura investigativa e adequação de texto.

Conforme o professor do curso de Direito da Toledo Prudente, Luis Fernando Nogueira, responsável pela elaboração do conteúdo, trata-se de um Project Based Learning (PJBL), que em tradução livre significa Aprendizagem Baseada em Projetos. “Os alunos entregaram um trabalho composto por três etapas, sendo elas a pesquisa, o resumo e o vídeo explicativo”, contou.

O objetivo desse projeto, de acordo com o professor, foi transformar o processo de aprendizado, tornando-o mais ativo e voltado a aplicação individual de ações que contribuem no aprofundamento da matéria estudada já no início da graduação. “Trabalhamos alguns aspectos importantes voltados à atuação na área jurídica:  postura investigativa, adequação da normalização do texto, capacidade de síntese, comunicação verbal e perda da timidez, tudo aliado às redes sociais”, pontuou.


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Ainda segundo ele, os alunos tiveram que pesquisar artigos científicos em revistas eletrônicas oficiais da área jurídica, relacionando com a temática da sala de aula: Supremacia Constitucional e Ordem Jurídica Constitucional.

“Eu validei cada trabalho, então, os alunos puderam prosseguir para a próxima etapa, que foi a elaboração de um resumo nos moldes do ETIC, fazendo a entrega pelo Portal do Aluno. Na sequência, criamos um perfil no Instagram, o @portal.tge, para que os estudantes pudessem publicar seus vídeos, de dois a três minutos de duração, explicando o seu artigo e comentando, rapidamente, a relação com o tema da aula”, explicou.

Nogueira ainda ressaltou que, por meio desse trabalho, foi possível colocar em prática o tripé da educação, que são: o ensino, por meio da aula expositiva; a pesquisa, devido à postura investigativa, leitura de artigo e resumo formatado e a extensão, com a socialização para o público em geral devido à publicação virtual.

“Pela visualização dos vídeos, percebe-se o potencial dos alunos que se mobilizaram e se engajaram nesse projeto. Fiquei muito satisfeito com o resultado e os estudantes também”, finalizou o professor do Centro Universitário.