Seja um doador!

Aluna de Direito da Toledo Prudente espera doação de medula

O número de doadores de medula óssea caiu durante a pandemia de Covid-19. A doação e o cadastro são rápidos e seguros.

Paulo Sereguetti

09/09/2020

A prudentina Ana Beatriz Bazan Rollo, 22 anos, começou uma jornada em busca de uma doação de medula óssea. Agora a rotina se divide entre os estudos no curso de Direito da Toledo Prudente e os tratamentos. Nas redes sociais, amigos e familiares incentivam que as pessoas se cadastrem e tornem-se um doador. 


De acordo com o REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), atualmente o Brasil tem pouco mais de cinco milhões de pessoas cadastradas e são 850 pacientes em busca de compatibilidade para doação. 


O que tem dificultado o trabalho do REDOME é que muitas pessoas cadastradas não atualizam seus dados e também, o número de novos cadastros está em queda, devido à pandemia de coronavírus. Para se ter uma noção, em 2019, foram mais de 291 mil novos cadastros. Mas em 2020, esse número não ultrapassou 125 mil novos doadores. 


Quero ser doador de medula


Enquanto aguarda o seu doador, Ana Beatriz conta que está fazendo tratamento em São Paulo e que o organismo responde muito bem, com poucos efeitos colaterais. E de lá, ela participa diariamente das aulas com sua turma do oitavo termo com auxílio da tecnologia. 


“A priori eu pensei que estivesse infectada com coronavírus ou Dengue. Tive febre, dor no corpo e calafrio. Fui ao hospital e, ao fazer exame de sangue, foram encontradas células diferentes, então começamos a investigar e umas 2 semanas depois veio a confirmação. Eu estava com leucemia”. 


Aluna de Direito e Presidente da UAT (União Atleticana Toledo), Ana Beatriz, convida a todos para se tornarem doadores de medula óssea. “É algo rápido, prático, que pode salvar uma vida! Hoje tenho muito orgulho dos meus familiares, amigos e conhecidos, que me dão muito apoio e estão se dirigindo ao hemocentro mais próximo para se tornar doador de medula óssea. Essa atitude vai salvar vidas”. 



Como se tornar um doador de medula? 


- Ter entre 18 e 55 anos de idade.

- Estar em bom estado geral de saúde.

- Não ter doença infecciosa ou incapacitante.

- Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

- Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.


Onde se tornar um doador de Medula? 


Fundação Hemocentro de Presidente Prudente

R. Wenceslau Braz, 5 - Vila Euclides, Pres. Prudente - (18) 3223-3511

Horário de funcionamento: 8h às 11h e das 13h às 17h