MERCADO DE TRABALHO

Sistemas de Informação tem atuações nacional e internacional

Profissionais formados na Toledo Prudente estão se destacando no mercado de trabalho. Setor está em ascensão devido à busca por tecnologia.

Mariane Peres

18/08/2020

Profissionais formados em Sistemas de Informação pela Toledo Prudente estão se destacando ao redor mundo, com atuações nas mais diversas áreas e em empresas renomadas nacional e internacionalmente. Por ser um curso com enfoque prático, os estudantes são capacitados para trabalhar nas áreas de planejamento, análise, utilização, avaliação de Tecnologias da Informação, entre outras.

A procura por este curso vem crescendo a cada ano, devido à ascensão no mercado de trabalho. Cada vez mais a tecnologia tem estado presente na rotina das pessoas, seja por meio de plataformas, equipamentos ou aplicativos, que são utilizados em setores administrativos, empresariais, comerciais, industriais, organizações públicas e privadas.

O egresso William Fernandes Cirilo (FOTO 1) graduou-se em 2013 no Centro Universitário. No ano seguinte, se mudou para a capital paulista, onde trabalha como especialista de Auditoria Interna com foco em Analytics e TI na Empresa Stone. Para ele, o corpo docente qualificado o preparou para atuação profissional. “Quando iniciei a graduação na Toledo Prudente, encontrei um curso completo, com professores com vivência no mercado. Isso possibilitou uma troca e experiência incríveis, que me ajudaram a evoluir na carreira”.

Formado em 2017, Kennedy Fernando Paixão Júnior (FOTO 2), se mudou para São Paulo (SP), onde trabalhou na área de Sistemas de Informação no Itaú Unibanco e na Accenture. Devido à pandemia do novo coronavírus, está atuando, remotamente, para o Laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza, em sua cidade natal, Presidente Venceslau. Segundo ele, o desenvolvimento de habilidades técnicas por meio do curso e trabalhos em equipe, o impulsionaram na profissão.

 “A Toledo Prudente me ajudou a conquistar espaço no mercado de trabalho devido à sólida base de conhecimento, que me permitiu alcançar oportunidades em grandes empresas pela minha carreira”, ressalta.

O profissional formado pela Toledo Prudente desde 2013, Guilherme Correia dos Santos (FOTO 3), foi morar no Rio de Janeiro (RJ), logo após a conclusão do curso, para trabalhar na IBM. Em 2018, mudou-se novamente, mas de país: foi para Amsterdam, na Holanda. Ele atua como Agile Coach no banco ING. Conforme Santos, as oportunidades oferecidas ao longo da graduação o proporcionaram a trajetória profissional internacional.

“Por meio da Toledo Prudente pude estagiar desde o início do curso, o que me fez entender sobre o mercado de trabalho. Além disso, tive a oportunidade em participar do programa Ciências Sem Fronteiras, no qual cursei um ano de faculdade na Eindhoven University of Technology, situada na cidade de Eindhoven, na Holanda, o que contribuiu com meu crescimento profissional”, pontua.

O engenheiro de software da XP Investimentos, Rafael Aparecido Franco José dos Santos (FOTO 4), graduou-se em 2016, no Centro Universitário. Ele mora na capital paulista e também atua em uma startup voltada à construção civil. “A Toledo Prudente é uma instituição renomada, com professores com didáticas muito boas. A linguagem de programação, lógica e bancos de dados, são pilares fortes e bases fundamentais, o que agregam muito na profissão”.

O desenvolvedor de software, Giovani Firmino (FOTO 5), concluiu o curso na Toledo Prudente em 2015 e atualmente trabalha em Curitiba, na empresa Segfy, no ramo de seguros. Segundo ele, o curso do Centro Universitário abriu portas para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. “A Toledo Prudente oferece uma base sólida aos estudantes. Foi por meio do curso que pude conhecer o ‘mundo’ da TI”,finaliza.

DICAS DOS PROFISSIONAIS

Os egressos de Sistemas de Informação da Toledo Prudente elencaram pontos importantes, visando auxiliar os estudantes do curso e também os novos profissionais da área. Confira as dicas deles:

“ Aproveitem cada minuto de sua graduação, vocês estão com a melhor estrutura e com professores incríveis. O sacrifício de hoje dará grandes vantagens no futuro”, William Cirilo.

“Além de desenvolver habilidades técnicas, que o curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente faz com maestria, aproveitem os trabalhos em grupo para aprimorarem a autoconfiança, comunicação e trabalho em equipe”, Kennedy Junior.

“Fiquem antenados em tecnologias, estudem bastante, procurem oportunidades de estágios e não tenham medo de sair da zona de conforto. Com isso, vocês conquistarão o mundo! ”, Guilherme Santos.

“A tecnologia se atualiza cada vez mais rápido, por isso, conheça de tudo um pouco, mas tenham sempre a base fundamental, que são lógica e boas práticas de desenvolvimento. Foquem nelas e jamais parem de estudar”, Rafael Santos.

“Aproveitem ao máximo o curso e extraiam o máximo de informações dos professores. Não se atenham apenas aos pontos altos no mercado, mas sim, aos algoritmos, estrutura de dados e lógica de programação que são a estrutura base da carreira”, Giovani Firmino.