QUASE R$ 100 MIL INVESTIDOS

Protocolos de limpeza garantem segurança na Toledo Prudente

Treinamentos periódicos e equipamentos foram adquiridos para manter higienização em todo o Centro Universitário.

Mariane Peres

22/07/2020

Limpeza e higienização em ambientes e objetos sempre foram levadas muito a sério na Toledo Prudente e, neste período de pandemia, os protocolos foram intensificados para garantir a segurança de todos. Os critérios mais apurados na rotina da limpeza visam afirmar o combate da proliferação do coronavírus.

Para conseguir atingir a eficiência da desinfecção, a equipe responsável pela manutenção e limpeza do Centro Universitário recebe treinamentos periódicos, além de orientação sobre o uso adequado de produtos e equipamentos, mantendo também a segurança destes profissionais.

Mesmo diante da pandemia, os colaboradores responsáveis pela limpeza e manutenção seguem trabalhando diariamente e mantendo limpo e higienizado cada cantinho da Toledo Prudente, que todos amam.

Conforme Tatiana Kuroiva, analista de patrimônio da Toledo Prudente, a instituição investiu quase R$ 100 mil reais para garantir que alunos, docentes, colaboradores e comunidade em geral tivessem segurança em todos os ambientes do Centro Universitário. “A equipe já limpava as salas de aulas duas vezes ao dia, sendo no início da manhã e durante a tarde, o que se manteve. Os banheiros são lavados todos dias, recebendo a manutenção e desinfecção constantes também”, explicou.

Para garantir a esterilização dos ambientes, aparelhos de limpeza modernos foram adquiridos. Os novos itens evitam o contato direto dos colaboradores com panos e produtos utilizados. O investimento também foi destinado à compra de álcool em gel, dispenser, borrifadores, nebulizadores, entre outros equipamentos.

Segundo a auxiliar de limpeza da Toledo Prudente, Ariana Vergara, a higienização dos ambientes tem sido feita com qualidade, pois essas melhorias tornam a limpeza ainda mais minuciosa. “Mesmo diante da pandemia, conseguimos executar o trabalho de forma precisa e segura”, ressaltou.

Dia do Trabalho Doméstico levanta discussões sobre os direitos

Mãe e filha realizam sonho de cursar Fisioterapia

A analista de patrimônio do Centro Universitário pontuou que os locais e objetos que recebem toque constante das mãos, como interruptores, maçanetas, corrimãos, telefones e superfícies de móveis, estão sendo limpos com mais rigor e com maior frequência.

“Além disso, para garantir que estudantes e colaboradores se sentissem seguros, em cada setor foram colocadas cestas com álcool em gel, panos descartáveis e um produto à base de peróxido de hidrogênio, eficaz no combate de bactérias, vírus e fungos. Assim, cada um deles, alunos e colaboradores, quando sentirem necessidade, podem fazer a higienização de seus objetos”.

Outra forma de garantir a intensificação e eficácia na limpeza foi separar os itens, como panos e rodos, utilizados em cada ambiente, especificando-os por cor, sendo elas: vermelho, verde, azul e amarelo. A iniciativa é para evitar que o mesmo pano e materiais utilizados para limpar o chão e banheiros, por exemplo, sejam utilizados em mesas e maçanetas.

Para contribuir com que os colaboradores do setor da limpeza sigam as orientações dos treinamentos, cada um recebeu um manual com detalhes da higienização segura, para utilizar diariamente.

Essas medidas reforçam o compromisso da instituição em estar preparada para atender estudantes e comunidade, independente do período enfrentado. “A Toledo Prudente mantém entre as suas prioridades o bem-estar e saúde de alunos e colaboradores, por isso, neste momento, a limpeza e higienização estão sendo intensificadas. Tudo pensado e elaborado para garantir a segurança de todos”, finalizou Kuroiva.

Os treinamentos periódicos realizados com a equipe de manutenção e limpeza da Toledo Prudente seguem todas as medidas de segurança, para garantir a saúde e bem-estar dos presentes.

Plano de Retomada da Presencialidade

A Toledo Prudente, sempre à frente em suas ações, elaborou o plano de retomada das atividades presenciais. O objetivo é definir cenários, diretrizes e protocolos de orientação e conduta.  Para o Plano de Retomada da Presencialidade foram construídos cinco cenários para a retomada das aulas presenciais para o segundo semestre e abertura do campus. São eles:

• Cenário 01: Campus fechado e as aulas continuariam sendo transmitidas ao vivo
  • Cenário 02: Retomada de 10% da capacidade do espaço físico, com foco em aulas práticas
  • Cenário 03: Campus aberto para 20% da capacidade do espaço físico, de forma que os alunos possam frequentar o campus quinzenalmente e com escala de 10 salas por dia
  • Cenário 04: Retomada de 30% da capacidade do espaço físico e com aulas presenciais a cada 10 dias
  • Cenário 05: Acima de 50% da capacidade do espaço físico, com aulas presenciais a cada 7 dias ou conforme avaliações.

Ainda como parte do planejamento, sete comissões para organizadas para definir protocolos e que estejam alinhados aos cenários e também os propósitos da Toledo Prudente, sendo elas:

1. Comissão Pedagógica, Tecnológica e Psicopedagógica
  2. Comissão de Infraestrutura e bem-estar
  3. Comissão Jurídica
  4. Comissão de Regulação/MEC
  5. Comissão Administrativa
  6. Comissão Financeira
  7. Comissão de Comunicação

No entanto, vale ressaltar que a retomada da presencialidade para o setor da educação deve ser liberada pelas autoridades governamentais.