ALTA EMPREGABILIDADE

Ciências Contábeis é tradição no ensino da área na região

Alta taxa de empregabilidade, professores engajados e em contato com o mercado de trabalho e metodologia teórico-prática são atrativos

Laís Ernesto

31/07/2020

Fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, o contador é uma profissão em alta no mercado de trabalho. Segundo dados do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, o Brasil conta com cerca de 318 mil contadores ativos. Apesar do grande número de profissionais, a demanda é alta. 


Outro dado que comprova o destaque na área é que, de acordo com uma pesquisa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a taxa de empregabilidade para a Contabilidade está em 93,8% no país. 


Apesar da boa colocação, é importante ressaltar que o investimento em uma excelente faculdade é fundamental para se destacar no mercado de trabalho. E por isso, o curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário é referência no ensino.  


Para se ter uma ideia da efetividade da metodologia da Toledo Prudente, o curso, em 2019, recebeu a nota máxima, 5, no Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, divulgado pelo MEC – Ministério da Educação. E não para por aí, o curso tem uma excelente taxa de aprovação no CFC e em 2018, aprovou 69,23% dos alunos inscritos no Exame Nacional de Suficiência. Enquanto isso, a média nacional foi de 30,16%. E olha, muitos alunos conquistam o feito antes mesmo de concluir a graduação. 


A professora do curso, Maria Lúcia Ribeiro, salienta que entre os diferenciais da graduação está a formação ética, a seriedade e o comprometimento. “Aqui o aluno aprende Contabilidade e utilizá-la como fonte de informação para a tomada de decisão. É um curso que o aluno aplica a teoria na prática e reflete sobre ela”, comenta. 


A docente acrescenta ainda que um outro ponto forte é o networking. “Como os professores atuam em empresas, em seus escritórios de contabilidade ou consultoria, a oferta de estágios e empregos da área é constante. Os professores são acessíveis e parcerias são formadas na convivência do ambiente Toledo Prudente”, ressalta. 


“Ciências Contábeis da Toledo Prudente é o melhor curso da região e essa é uma das carreiras mais promissoras e importantíssima nas organizações e, consequentemente para a sociedade”, conclui a professora. 


Luana Sales Andrade, aluna do 4º termo, já atua na área há dois anos, oportunidade que surgiu por meio da graduação. “O curso foi essencial para eu crescer e tenho certeza que contribuirá muito mais nos próximos anos. O diferencial da Toledo Prudente é o comprometimento com a aprendizagem, não só na área da Contabilidade, mas também com o que está a nossa volta, como a tecnologia, inovação e empreendedorismo”, destaca. 


A estudante fala ainda que essa é uma ciência que ensina a usar os números a favor das empresas, entidades ou até mesmo no seu dia a dia. “Escolhi a Toledo Prudente porque a instituição nos dá as ferramentas necessárias para explorar essa área, oferece apoio e nos motiva a irmos atrás dos nossos objetivos”, conclui. 


LEIA MAIS

Aos 70 anos, aluno da Toledo dá exemplo de vitalidade

Ciências Contábeis obtém nota máxima no Enade

Outra aluna, que encontrou no curso Ciências Contábeis um diferencial para a carreira é Denise Cristiane Garcia, do 6º termo. Ela já é formada pelo curso de Direito da Toledo Prudente, e conta como a união das áreas contribuirá com seu trabalho. 


“O Curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente tem uma formação bem ampla e diversificada, abordando Administração, Economia, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Sistemas, Matemática, Direito, além das disciplinas centrais da Contabilidade, o que já vem contribuindo com o meu atual trabalho, sou advogada, e tenho certeza que me dará uma formação múltipla para uma carreira na contabilidade”, fala. 


Denise completa ainda que “na Toledo Prudente, comprovamos o planejamento da instituição e a dedicação dos professores para nos dar uma sólida e completa formação profissional. Tenho certeza que serei muito bem graduada na área”. 


Bom, se você tem interesse em atuar na área financeira, não tenha dúvidas de que esta é uma excelente opção. Mercado de trabalho em ascensão, alta taxa de empregabilidade e ensino de qualidade? Poxa, não tem combinação mais perfeita para seu sucesso. 


Mas é claro que você deva ter algumas dúvidas sobre a área. E é por isso que eu separei essas duas, muito comuns: 


Onde posso atuar como profissional de Ciências Contábeis? 

Todo empreendimento, público ou privado, de pequeno, médio ou grande porte, necessita de um contador para gerir questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais. Você poderá atuar de forma empreendedora e ter seu próprio escritório, trabalhar como consultor ou em uma empresa, e ainda, poderá fazer uma carreira pública, como fiscal de renda, auditor fiscal, entre outros. 


O curso conta com aulas práticas? 

Sim! As metodologias de ensino do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente propõem que o aluno coloque a “mão na massa”. Os estudantes participam de projetos integradores de prática contábil, possibilitando conhecimento e vivência da realidade do mercado atual, complementando o ensino tido em sala de aula, além de outros projetos práticos. 


Espero ter ajudado você a conhecer melhor o curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente. E claro, qualquer dúvida, é só chamar.