Rematrícula Solidária

Alunos dão exemplo ao doar desconto na rematrícula

Praticando empatia e sustentabilidade, vários alunos já doaram seus 20% de desconto na rematrícula para outros estudantes

Paulo Sereguetti

08/07/2020

Desde que anunciou a Rematrícula Solidária, na última sexta-feira (3), a Toledo Prudente tem recebido uma série de mensagens de incentivo e gratidão pela iniciativa. Além disso, vários alunos já renunciaram aos seus descontos em favor de amigos.

A Rematrícula Solidária é um projeto da Toledo Prudente que concede 20% de desconto na rematrícula para o segundo semestre, para alunos dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Toledo Prudente concede 20% de desconto na rematrícula

Toledo Prudente anuncia o Plano de Retomada da Presencialidade

Com o desconto oferecido aos alunos, a Toledo Prudente contribui para a continuidade da formação da carreiras dos estudantes, favorece a sustentabilidade e ajuda para que alunos continuem realizando o sonho de fazer uma faculdade ou especialização.

O futuro engenheiro civil, Angelo Lazaro (Foto 01), 22, conta que a iniciativa da Toledo Prudente em oferecer os descontos permitirá que muitos alunos não interrompam a graduação. Ele foi um dos que transferiram seus 20% de desconto para outro aluno.

“Me sinto muito bem, ainda mais sabendo que a pessoa que doei fará bom uso destes 20%. Estou com poucas matérias esse semestre, portanto achei muito melhor ajudar, sem falar que mesmo neste período, na família, não paramos de trabalhar, então acredito que preciso menos do que outros”, disse.

Angelo também participa de ações solidárias realizadas pela Batoledo, a bateria universitária da Toledo Prudente.

Fernanda Nakano Silva (Foto 2), 22, aluna do curso de Direito também colocou em prática a sua doação. Ela relatou que ficou muito feliz quando soube da iniciativa do Centro Universitário e a preocupação com os alunos.

“Minha motivação se deu pelo fato de saber que eu finalmente poderia ajudar um amigo que foi afetado pela crise, principalmente em razão da Toledo Prudente ter dado essa oportunidade com a doação do meu desconto para outra pessoa”, ressaltou.

Extremamente grata, Fernanda ainda contou que sempre que pode faz doações a abrigos de idosos, abrigo de menores e abrigo de animais abandonados.

Bons exemplos também vieram do curso de Ciências Contábeis. Murilo Xavier (Foto 3), 20, conta que ficou feliz e tranquilizado ao saber que a Toledo Prudente propôs flexibilizar o acesso e permanência na faculdade.

“Fico feliz em poder auxiliar alguém que terá uma preocupação a menos e também em saber que essa medida manterá vivo o sonho com ensino superior de muitos alunos da Toledo Prudente”, afirmou o futuro contador.

Já para Alex Remor Alves (Foto 4), 20, aluno do curso de Direito da Toledo Prudente, a satisfação foi saber a Toledo Prudente está preocupada com o bem-estar e com as condições socioeconômica dos alunos. “Uma prova disso são os grupos e planos de apoio oferecidos pelo Centro Universitário”

“Graças a Deus não estamos passando por necessidades, e por isso decidi doar para quem realmente precisa. Me sinto muito grato pela oportunidade de poder ajudar alguém a realizar um sonho que pode transformar a vida daquela pessoa”, finalizou Alex.

Esses depoimentos e as doações deram aquela sensação de missão cumprida. Afinal, a sustentabilidade deixou de ser um conceito e fez parte da vida dos alunos.

Para a reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado, além de formar bons profissionais o Centro Universitário investe na formação da cidadania e nas habilidades comportamentais de seus estudantes. “Foram meses de muito reaprendizado com o próximo e por que não provocar nossos jovens estudantes a também pensar no outro, a exercitar a empatia, a solidariedade e principalmente a serem resilientes, a não desistirem. ‘Ensinar e aprender para transformar a vida das pessoas por meio da educação’ é a missão da Toledo Prudente e o projeto Rematrícula Solidária é mais uma oportunidade de realizá-la”, finalizou.

Dias antes, a Toledo Prudente Centro Universitário já havia anunciado o Plano de Retomada da Presencialidade, que prevê respostas para diversos cenários da pandemia de coronavírus. Neste momento, sete comissões trabalham para elaborar protocolos e medidas que atendam a todas essas necessidades.

O retorno das aulas para os cursos de graduação está marcado para o dia 05 de agosto. Já os cursos de pós-graduação, terão início a partir de 07 de agosto e seguem calendário próprio.