SOLIDARIEDADE

Gastronomia doa pratos prontos para famílias carentes

Laís Ernesto

26/05/2020

Neste momento em que parte da população enfrenta uma situação difícil, ações de solidariedade podem contribuir com aqueles que precisam. O exemplo vem do curso de Gastronomia da Toledo Prudente Centro Universitário. Após as aulas práticas, os alimentos produzidos são doados às famílias carentes de Presidente Prudente.

O professor e coordenador do curso, Chef Ulisses Dias, conta que, inicialmente, houve a necessidade de ministrar aulas remotas para associar o conteúdo teórico à prática. “Por isso, solicitei à reitoria os insumos para as aulas práticas e comecei, na cozinha de casa”, conta.

“Após a primeira aula, tive a ideia de perguntar aos alunos se conheciam alguma família a qual pudéssemos doar os alimentos produzidos. E foi assim que, doamos cinco marmitas, com a indicação de uma aluna”, completa.

Na semana passada, mais 11 marmitas foram produzidas, após as aulas práticas, e doadas a uma família, indicada pelo Conselho Tutelar. Pescado, frango, carne bovina e legumes fizeram parte dos primeiros pratos.

“Os alunos precisam aprender, desde a faculdade, o aproveitamento racional de insumos, pensar em sustentabilidade e a não jogar fora. A ideia é fazer com que esse material chegue a quem precisa. É muito gratificante, pois ainda está na minha memória a satisfação da família recebendo este alimento”, salienta Dias.

A iniciativa continuará nas próximas semanas, com as aulas práticas do curso.