RELEVÂNCIA SOCIAL

Pela primeira vez, alunos são homenageados com a Comenda Milton Pennacchi

Além do busto de “Seo” Milton, a medalha traz também a sua frase imortalizada: “ninguém faz nada sozinho”.

Paulo Sereguetti

16/12/2020

O seu telefone toca e é alguém da Toledo Prudente te chamando para comparecer no Centro Universitário, sem dar mais explicações. Individualmente, eles vão chegando e são recebidos pela reitoria com a pergunta: “o que você fez para estar aqui?”. A resposta nem sempre foi com palavras, mas sustos, desconfiança e até medos. 

  

Foi nesse clima que Zelly Pennacchi Machado, reitora da Toledo Prudente, Karmo de Toledo Pennacchi, pró-reitora financeira, e Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral, pró-reitora administrativa, receberam os alunos que foram homenageados com a Comenda Milton Pennacchi. 

  

Mas o que será que esses alunos fizeram de tão relevante para serem contemplados com uma comenda? 

  

Você já ouviu falar de altruísmo? Se não conhecia essa palavra, aproveita a oportunidade e vamos filosofar juntos! 

  

Segundo o pensamento de Comte, altruísmo é tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que, não obstante sua atuação espontânea, deve ser aprimorada pela educação positivista, evitando-se assim a ação antagônica dos instintos naturais do egoísmo. 

  

Resumindo e traduzindo, são pessoas que pensam e agem mais em favor nos outros do que em si mesmas! 

  

Você deve se recordar que em julho deste ano, a Toledo Prudente lançou a “Rematrícula Solidária” que concedia aos alunos 20% de desconto, o qual eles poderiam usar ou doar a outra pessoa. Vários alunos do Centro Universitário foram em busca de amigos que precisassem mais desse desconto do que eles e, por isso, com extremo orgulho, a Toledo Prudente os reconhece e os homenageia como embaixadores do legado de “Seo” Milton. 

  

Durante os mais de 59 anos em que esteve à frente da Toledo Prudente, Milton Pennacchi ajudou diversos alunos com acolhimento, escuta, encaminhamento para empregos, bolsas de estudo e muitas outras formas. Histórias de altruísmo com o protagonismo de “Seo” Milton não faltam! 

  

A entrega seguiu todos os protocolos sanitários e de segurança adotados pelo Centro Universitário. 

  

Confira quem recebeu a Comenda Milton Pennacchi:

Alex Remor Alves – Direito 

Ana Ayumu Fucushima – Sistemas de Informação 

Ângelo Diamente de Lázaro – Engenharia Civil 

Bruna Karoline da Silva – Arquitetura e Urbanismo 

Denise Cristina Garcia – Ciências Contábeis 

Gabriel Correia de Brito – Direito 

Heitor Raminelli Marcelino – Direito 

Higor Henrike Salu Barbetato – Engenharia Civil 

Isadora Martinho Silva – Arquitetura e Urbanismo 

Petter Silva Donado – Engenharia de Produção 

Victor Hugo Corral Esper – Administração 

  

Denise Garcia, aluna do curso de Ciências Contábeis, conta que receber a honraria é uma sensação muito especial por tudo o que o Seu Milton sempre representou, como exemplo de vida e amor à educação e formação dos alunos. “Se a Toledo Prudente fizer uma nova edição da Rematrícula Solidária, eu vou doar novamente. O ano não foi fácil para ninguém e me sinto abençoada de poder ajudar um amigo de turma”, contou. 

  

A primeira pessoa a receber a Comenda Milton Pennacchi foi sua esposa, Dona Marlene de Toledo Pennacchi, em setembro, pelos relevantes serviços prestados à comunidade prudentina desde que chegou à cidade em março de 1961. A entrega foi realizada na missa de sétimo dia de falecimento de Milton Pennacchi. 

  

A entrega da Comenda Milton Pennacchi, que aconteceu durantes os dias 9, 10 e 11 de dezembro, foi marcada por fortes emoções, tanto das filhas do empreendedor que entregavam a medalha, quanto dos alunos que a recebiam e tinham consciência do peso dessa honraria. 

  

Alguns alunos que doaram na Rematrícula Solidária optaram por não se expor e a Toledo Prudente respeita integralmente essa condição.