PROJETO INTEGRADOR

Gastronomia da Toledo Prudente apresenta pratos a restaurantes da região em ‘Insight Chef’

Receitas elaboradas pelos alunos deverão integrar o cardápio dos estabelecimentos.

Mariane Peres

27/11/2020

O curso de Gastronomia da Toledo Prudente realizou, nesta sexta-feira (27), a apresentação do Projeto Integrador “Insight Chef”. Os alunos, divididos em grupos, tiveram que apresentar a quatro restaurantes da região de Presidente Prudente três pratos, conforme o segmento de cada um, para serem inseridos nos cardápios. Fizeram parte da banca avaliadora a reitora do Centro Universitário, Zelly Machado, os professores do curso, André Schwenck e Roberto Bertoncini, e empresários participantes.

Conforme o coordenador do curso de Gastronomia, Ulisses Dias, o projeto teve como objetivo levar os estudantes ao exercício de criatividade, com inserção no mercado. “Foram contatados alguns restaurantes para que os alunos pudessem elaborar pratos, respeitando o conceito de cada local”, explicou.

Na atividade, os alunos desenvolveram três pratos, sendo a entrada, o prato principal e a sobremesa, para os seguintes estabelecimentos: Villa Verdita, Fulô de Madacaru, Pesqueiro Chácara do Sol e Restaurante Ouro Verde.

O projeto, que faz parte da avaliação final do segundo semestre, teve os seguintes critérios julgados: criatividade, baixo custo, textura, cor, sabor e apresentação.

LEIA TAMBÉM
Curso de Gastronomia da Toledo Prudente tem foco no mercado
Engenharia de Produção é a única no Brasil que oferece a certificação Black Belt


Devido à pandemia de Covid-19, cada avaliação foi realizada com hora marcada a cada empresário, respeitando todos os protocolos de segurança, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.

Os grupos tiveram quatro minutos para fazer a apresentação oral de seu trabalho e 25 minutos para a entrega dos três pratos à banca avaliadora.

O aluno, Mauro Antônio de Araújo, elogiou o desenvolvimento do projeto. “Foi uma atividade muito boa, vai aprimorar mais ainda nosso aprendizado. Além disso, é uma oportunidade de termos contato com restaurantes da região”.

A reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado, descreveu o “Insight Chef” como uma “experiência sensacional”. “Foi uma viagem gastronômica. Nós tivemos a oportunidade de sentir sensações maravilhosas, com diversos sabores. Vivenciamos momentos deliciosos e incríveis”, contou.

A proprietária do Fulô de Madacaru, Simone Alessi, ressaltou a surpresa com a apresentação dos pratos. “Eu não imaginava que o trabalho fosse tão bem desenvolvido, movido a tanta pesquisa da história do meu restaurante. Isso vai contribuir muito com meu estabelecimento. Estaremos de portas abertas para receber estagiários da Gastronomia da Toledo Prudente e, até mesmo, para realizarmos contratações”, finalizou.