PRÁTICA INTERNACIONAL

Confira o resultado da IV Competição Jurídica de Direitos Humanos da Toledo Prudente

Alunos de Direito da Toledo Prudente defenderam seus posicionamentos com base na jurisprudência internacional.

Mariane Peres

24/10/2020

Com muita prática jurídica e desafios, aconteceu, neste sábado (24), a final da IV Competição Jurídica de Direitos Humanos da Toledo Prudente. Os estudantes do curso de Direito, divididos em grupos, precisaram analisar um caso hipotético com base na jurisprudência internacional e defender suas posições diante da temática. Com pontuações acadêmicas e premiações em dinheiro, o grupo classificado em primeiro lugar recebeu R$ 500.

Num total, oito equipes numeradas, com quatro a oito integrantes dos segundo e terceiro termos, participaram da disputa. A atividade foi dividida em quatro etapas, todas realizadas neste mês de outubro. A primeira aconteceu no dia 10. Já a segunda, no dia 17, e a terceira e a final, neste sábado (24).

Esta atividade tratou-se de um julgamento simulado, no âmbito da Corte Interamericana de Direitos Humanos, com o objetivo de proporcionar experiência prática e fomentar a participação dos alunos em competições internacionais, as quais o Centro Universitário está sempre em evidência.

Além de pontuação na disciplina de Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional, as equipes levaram uma premiação em dinheiro, conforme as posições conquistadas, sendo de R$ 500 para o primeiro lugar, R$ 300 para o segundo e de R$ 100 para a terceira colocação.

Os grupos premiados foram:

1º Lugar na categoria "Memorial de observações escritas:

Líder: Gabriela Alves Coelho Gomes

Brendha Ariadne Cruz

Caroline Marocchi Marques

Laura Pauluci dos Reis

Mariana Brambilla Bertasso

Thiago Morello de Oliveira

Melhores Oradores:

1ª lugar: Lucas de Souza Gonçalves

2º lugar: Thiago Morello de Oliveira

3º lugar: Amanda Letícia Campos Henrique

Classificação Geral:

1ª lugar: Equipe 02

2º lugar: Equipe 01

3º lugar: Equipe 05

Conforme o coordenador de competições internacionais da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya dos Santos, ao serem desafiados a analisar o caso hipotético com base na jurisprudência internacional, os alunos trabalharam suas habilidades para atuação profissional.

“Eles desenvolveram a capacidade lógico jurídica para resolução de problemas de violações de Direitos Humanos, com base na disciplina de Direito Internacional Público. Também atuaram na defesa de uma posição perante uma banca composta por juízes, os quais avaliaram conhecimento jurídico e boa oratória”, explicou.

Participaram do evento alunos e professores do curso de Direito da Toledo Prudente, além de profissionais convidados da área.

Conheça as equipes:

EQUIPE 1