HACKLAB

Aluna de Administração da Toledo Prudente vence competição empreendedora

Essa é segunda vez consecutiva que a instituição fatura a maratona. Prêmio de R$ 10 mil será dividido entre as participantes do grupo

Laís Ernesto

30/10/2020

A aluna do curso de Administração da Toledo Prudente, Ana Julia Gonçalves Pádua, venceu a competição empreendedora HackLab 2020. A maratona aconteceu junto ao 22º Fnesp – o maior Fórum de Educação Superior da América Latina. O grupo, formado por 4 estudantes de várias partes do país, faturou o prêmio de R$ 10 mil, com a ideia de uma plataforma que conecta estudantes do ensino superior. 


A 3ª edição do evento, que aconteceu de forma online, trouxe como tema “O que precisa ser mudado urgentemente na Educação Superior?”. A estudante fala que a maratona foi intensa e cansativa, mas que o sentimento é de dever cumprido. 


“Me senti no limite. Inacreditável! A sensação é de dever cumprido e muito feliz pela Toledo Prudente me proporcionar vivenciar experiências como esta, que fortalecem o meu propósito”, conta. 


O grupo, formado por quatro alunas de várias partes do país, apresentou a ideia de um aplicativo, vendido para as instituições de ensino, que conectam alunos entre as faculdades. 


“Em nosso projeto, os alunos acessam o aplicativo facilmente com RA (Registro do Aluno) e a plataforma conecta alunos de todas as faculdades clientes, visando garantir metodologias ativas e networking. O aplicativo conta, ainda, com o uso de Inteligência Artificial para relacionar o conteúdo que o aluno já aprendeu, o que está aprendendo e problemas reais. Tudo isso com base em suas dúvidas e interações”, explica Ana Júlia. 


Para a reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado, esse é mais um grande resultado do investimento na educação voltada para tecnologia, inovação e empreendedorismo. “Eu acredito muito nesta maratona, pois existe um compartilhamento de experiências e de aprendizado, tanto para os alunos quanto os mentores. Ensinar e aprender a todo tempo”, salienta. 


A reitora completa ainda que “os alunos que participaram nunca vão esquecer, é emocionante e cansativo, mas tem um retorno muito bom. Temos a cultura institucional que acredita que tecnologia, inovação e empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento das softs skills, para que eles sejam profissionais atuais, alinhados às necessidades do mercado de trabalho”. 


A Toledo Prudente já participou de todas as edições do HackLab. Esta é a segunda vez consecutiva que alunos da instituição faturam o prêmio com a melhor ideia. Em 2019, a também aluna do curso de Administração, Gabriela Lima Santana, foi uma das campeãs do evento. 


Neste ano, oito alunos do Centro Universitário foram selecionados para a maratona. Além disso, os professores, Alisson Fernando Coelho e Gustavo Saraiva, participaram, também pela segunda vez, como mentores do evento. 


O professor e mentor, Alisson Fernando Coelho, diz que essa é a prova de que os alunos da Toledo Prudente estão preparados para os desafios. “Foi uma prova que nossos alunos estão trabalhando muito bem as softs skills, vimos na prática eles dominarem as habilidades. Que experiência incrível! Mesmo em um ambiente digital, acho que a energia e a empolgação se mantiveram. O grupo vencedor foi sensacional e todos os alunos da Toledo Prudente foram ótimos. Só orgulho!”, conclui. 


As Trilhas TIE, por meio de metodologia inovadora, tem como objetivo desenvolver habilidades tecnológicas, empreendedoras e inovadoras, necessárias para que os alunos da Toledo Prudente se diferenciem em um mercado de trabalho altamente competitivo.