Com objetivo de realizar pesquisas, professora irá para Ruanda

Ellen Santini

25/03/2019

Ligia Maria Lario Fructuozo é professora do curso de Direito e supervisora de prática profissional do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ) da Toledo Prudente.
 
Na próxima quinta-feira (28), Ligia embarcará com destino a Ruanda, localizado no interior da África, com objetivo de realizar estudos e pesquisas sobre o genocídio ocorrido em 1994.
 
“Desde a graduação, estudo sobre esse fato ocorrido em Ruanda, na minha pós-graduação não foi diferente e agora, em meados do mestrado, pretendo ampliar a minha pesquisa sobre o tema”, comenta.
 
A docente explica que já em Ruanda, visitará as cidades de Kigali, Butare, Kybute e Gisenyi em busca de museus, memoriais e informações relacionadas ao genocídio que matou mais de 800 mil pessoas em 100 dias.
 
“Minha expectativa é que consiga informações ricas e completas sobre esse fato, estando em locais em que ocorreram os fatos, conversando com pessoas que tenham informações e fontes importantes, além de entender o que se passou e o que se passa no local”, diz.
 
Sobre – A República do Ruanda é um pequeno país localizado à África Central, com um território de 26.338 km², um pouco maior que o estado de Alagoas. A capital e principal cidade do país é Kigali, que conta com um décimo da população total. Os moradores de Ruanda falam inglês, francês e quiniaruanda.
 
Em apenas cem dias em 1994, cerca de 800 mil pessoas foram massacradas em Ruanda por extremistas étnicos hutus. Eles vitimaram membros da comunidade minoritária tutsi, assim como seus adversários políticos, independentemente da sua origem étnica.