Em setembro, cesta básica está mais barata em Prudente

13/09/2016

A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário divulgou nesta segunda (12) o 17º Índice de Preços Toledo (IPT) do ano de 2016 realizado em supermercados de Presidente Prudente.

A pesquisa foi realizada em 06 supermercados da cidade de Presidente Prudente no dia 06 de setembro e constatou uma deflação em relação ao mês anterior 5,47% ou seja, o consumidor que gastava R$ 594,81 para compra da cesta básica do IPT, hoje gasta em média, R$ 562,28.

O grupo de alimentos que compõem a cesta básica apresentou uma deflação de 6,52%, com destaque para o Feijão carioquinha(1kg) com uma redução de 12,67% e a Batata (kg) com baixa de 36,52%.

Seguindo a tendência de baixa do período, o grupo de Artigos de limpeza apresentou também uma queda em relação ao mês anterior, de 1,47%, com destaque para o Sabão em pó (1kg), que teve deflação de 12,75%.

Em contrapartida, o grupo de Higiene Pessoal apresentou inflação de 0,46%, com destaque para o creme dental(90g) que apresentou uma elevação de 20,82%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como Vinagre com preços entre R$0,89 e R$1,89, apresentando uma diferença de 112,36%. Também o preço do Alho (Kg) que variou entre R$15,90 e R$28,99, resultando numa diferença de 82,33%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 49%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$262,46. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$175,75 economizando assim o valor de R$86,71.

O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza da cidade de Presidente Prudente, e registra inflação de 10,91% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação de 04 alunos da Toledo Prudente, são eles: Gabriel Camargo de Souza, Gabriel Ribeiro Silvestre Oliveira, João Victor Galvão Romero, Letícia Toni da Silva, e Thiago Farina Lima. Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dallari.