Alunos expõem peças inspirados em Lina Bo Bardi
01/06/2016
De acordo com Jacqueline Sana (Foto 1), professora da disciplina de Teoria e Projeto - Processos criativos, o objetivo da atividade era fazer com que os alunos analisassem as obras da arquiteta e extraíssem a essência dos processos criativos empregados nas importantes contribuições de Lina para a arquitetura brasileira e a partir de suas leituras, projetassem objetos que retratassem os conceitos de suas obras.
Para a aluna Gisele Garcia trabalhar inspirada em Lina foi maravilhoso porque as obras dela têm integração e funcionalidade. “O conceito dela é mostrar que um objeto não precisa necessariamente uma coisa só, não precisa ter uma única função”, afirma a aluna que criou um projeto em parceria com a aluna Miriam Oliveira.
Já o aluno Leonardo Lima, que projetou em parceria com o aluno Gustavo Alencar uma escultura

abstrata que interage com o angulo de visão formando um pássaro, explica que o objeto tem como essência a liberdade aplicada na forma e foi inspirado no vão livre do MASP. “Fazer esse projeto inspirado em Lina Bo Bardi, aumenta nossa concepção sobre o processo criativo utilizado por ela e traz um novo campo de visão na hora de projetar”, finaliza.
Sobre Lina - Ela estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma durante a década de 1930, mas mudou-se para Milão, onde trabalhou para Giò Ponti, responsável pela Revista Domus.
Além de arquiteta, Lina atuou como designer de mobiliários, de jóias, cenógrafa, estilista, editora e ilustradora.
Entre suas obras aqui no país estão: O MASP (1968) e SESC Pompeia (1986), ambos em São Paulo.